Aplicativo de mobilidade urbana que liga motoristas a passageiros promete não ser apenas mais um na lista, mas ter diferenciais que agradem às duas pontas do negócio
Já em operação há cerca de seis meses, é neste fim de ano que o Mobizap, novo aplicativo de transporte urbano, está intensificando suas ações de divulgação, que incluem bônus em dinheiro para passageiros e motoristas. Além disso, a startup investiu em propagandas online, ‘envelopou’ pontos de ônibus e uma estação de metrô na avenida Paulista! Mas é a região de Moema uma das mais queridas pelo novo serviço, segundo confessou o CEO empresa, Thiago Hidalgo.
Diferente dos outros cerca de 16 aplicativos que operam em São Paulo hoje, sendo os mais ‘famosos’ o Uber e 99, o Mobizap é 100% nacional. A startup foi formada por um consórcio de empresas já ligadas a transporte, logística e tecnologia, e chegou a capital paulista vencendo uma licitação municipal. A escolha do vencedor se deu, entre outros pontos, pelo critério da menor taxa de administração – porcentagem descontada das corridas. Segundo os motoristas que já aderiram, vale a pena. É um percentual fixo que pode ser até 6 vezes mais baixo que dos concorrentes.
Geolocalização de passageiros e motoristas
Um dos diferenciais de tecnologia que a Mobizap possui é o recurso de geolocalização. O aplicativo rastreia a localização exata de um dispositivo móvel e do veículo, em tempo real. Um componente de segurança ligado à localização é bastante importante: um ‘botão de pânico‘, completamente discreto na tela do app, que avisa à central se houver qualquer problema no caminho.
Com a geolocalização, o processo de solicitação de transporte se torna mais ágil, uma vez que o ‘endereço de origem’ já é inserido automaticamente. Da mesma forma, quando o volume de motoristas ativos for maior, estará garantida a redução no tempo de espera, uma vez que, desde já, a corrida é oferecida primeiro a motoristas mais próximos.
O desafio nestes primeiros meses é exatamente este. Por enquanto, um dos pontos relatados como incômodo nas duas pontas, é a grande distância entre quem aceita e o ponto inicial da corrida. A situação, para quem vem testando o sistema – de forma anônima como nós – já apresenta sensíveis melhoras. Há pouco mais de um mês a espera pelo carro podia superar os 30 minutos, o que inviabilizava a corrida. Atualmente esse tempo caiu para 6 minutos ou menos em média.
Bônus para usuários e motoristas
Thiago Hidalgo conta que a Mobizap realiza uma promoção, começando neste mês de novembro, sem ainda uma data certa para terminar. Todo usuário novo ganha um bônus para a primeira corrida, mas a boa notícia é que neste período o app está considerando todos como ‘novos’! Ou seja, os passageiros estão recebendo algum tipo de benefício todos os dias, com bonus de valor variado, que pode superar os R$20, até duas vezes por dia. O benefício não é cumulativo, é aplicado no momento em que se chama um carro e muitas vezes cobre o custo total de uma corrida mais próxima.
Para o motorista cadastrado no serviço esse bônus não tem nenhum peso, ele recebe normalmente sua corrida, com a taxa fixa de 10,95%, percentual bastante mais vantajoso que dos outros sistemas. Para incentivar ainda mais esses motoristas a deixarem o app ativo, a empresa também os bonifica. “Quando o motorista fica 6h online, não necessariamente consecutivas, mas da meia-noite às 23h59, se deslocando, aceitando corridas e não cancelando, ele ganha mais R$150 naquele dia“.
Essas ações, que ainda não tem prazo anunciado de encerramento, parecem já estar dando certo. O número divulgado de cadastrados no início de outubro era de 65 mil motoristas e ao meio-dia de 27 de novembro já eram 67 mil. O crescimento também foi expressivo entre os passageiros: de 194 mil no início de outubro, para 210 mil no início desta semana. Segundo Thiago Hidalgo, o número de carros disponibilizando as corridas da Mobizap representa hoje em torno de 33% dos motoristas de aplicativo da capital.
Atualizações do app e novas categorias
O aplicativo foi lançado em abril, está em uma versão atualizada e segue sendo aprimorado. Uma das dificuldades de alguns passageiros é com a opção de ‘pagamento em dinheiro’. O problema, de acordo com o CEO da empresa, foi sanado e segue sendo monitorado. Duas das sugestões recebidas pela empresa, em um encontro realizado com uma grande base de motoristas, foi criar um mecanismo de motorista preferencial, ou de ligar motoristas mulheres a passageiras mulheres.
A categoria ’táxi’ também está nos planos da Mobizap. Hoje, segundo o CEO da startup existem em torno de 2 mil taxistas já cadastrados no sistema. Ele explica que, como existe a parceria com a prefeitura, todas as mudanças nesta linha feitas no aplicativo precisam passar por análise e aprovação do poder público. “A gente já fez a proposta e provavelmente será implementada a categoria táxi’, conta Thiago, ainda sem definir um prazo.
O mobizap está disponível nas lojas de aplicativos, em iOS e Android, nas modalidades passageiro e motorista. A empresa divulga que em pelo menos 80% das viagens o app é o mais barato do mercado.