Dezoito mil pessoas celebraram a inclusão em evento

imagem da largada com centenas de pessoas de camiseta rosa passando embaixo do portal com os dizeres Laragada/Chegada
Evento reuniu cerca de 18mil pessoas no entorno do Ibirapuera (foto Gustavo Motta/divulgação/IOK)

Tradicional Corrida e Caminhada promovida pelo Instituto Olga Kos faz parte da programação oficial da cidade de São Paulo pelo Dia da Pessoa com Deficiência

O Instituto Olga Kos, que faz um trabalho amplo de inclusão social, esportiva e cultural para pessoas com deficiência, realizou no último domingo, dia 03 de dezembro, mais uma edição de sua corrida e caminhada. Foram 18 mil inscritos para a IX Inclusão a toda prova – Corrida e Caminhada, sob um sol forte, nos arredores do Parque do Ibirapuera.

Os inscritos puderam optar entre um percurso de 6,1km para corrida ou caminhada, ou ainda a corrida de 10km, todos com largada simultânea às 7h. Esta é a maior corrida inclusiva realizada no país e, para garantir que ninguém passasse de seu limite físico, foi pedido aos inscritos com deficiência que validassem com seu médico esta participação. A primeira edição da Corrida e Caminhada do Instituto Olga Kos foi realizada em 2015, que vem realizando periodicamente eventos para incentivar a prática esportiva e promover a inclusão social.

O Instituto Olga Kos foi fundado em 2007 e é uma associação sem fins lucrativos, que desenvolve projetos artísticos e esportivos, atendendo prioritariamente pessoas com deficiência. Pessoas sem deficiência, em situação de vulnerabilidade social que residam em regiões próximas aos locais de algumas das oficinas do IOK também podem participar. Além de um cuidado com essa parte da poluçação que também precisa de programas desde gênero, a ação possibilita uma maior interação entre pessoas com e sem deficiência.

Os jovens, adultos e idosos atendidos pela ONG A Alternativa, aqui no bairro do Brooklin, há vários anos fazem parte do grupo de pessoas beneficiado por estas ações artistico-culturais. A instituição oferece um espaço físico e também um espaço na agenda de trabalho dos artesãos para que eles possam participar das oficinas propostas, pela equipe capacitada do Olga Kos. Todos os anos, alguns dos artesãos da Alternativa participam do evento de corrida e caminhada. Este ano, a artesã Denilze estava lá!

A Alternativa e o Instituto Olga são duas organizações que valem a pena ter seu trabalho divulgado e apoiado.