Emicida recebe maior honraria do Legislativo Paulista

Emicida ao centro, ladeado pelas 6 deputadas da bancada feminista e o deputado Eduardo Suplicy
Emicida é homenageado na ALESP com o Colar de Honra ao Mérito Legislativo, segunda 19.

Colar de Honra ao Mérito Legislativo foi entregue na última segunda (18) pelas mãos da deputada Paula, da Bancada Feminista, em cerimônia com presença de diversos expoentes do hip hop

A Assembleia Legislativa de São Paulo homenageou em sessão solene na última segunda-feira, o paulistano Leandro Roque de Oliveira, conhecido no mundo todo como Emicida. O multiartista recebeu o Colar de Honra ao Mérito Legislativo, a maior honraria entregue pelos deputados paulistas, por seu trabalho cultural e social desenvolvido ao longo de quase 20 anos de carreira.

Ubuntu ou “Eu sou porque nós somos” é uma filosofia com origem em antigos povos africanos que resgata a essência de viver com a consciência de que se é parte de algo maior e coletivo.

 A homenagem foi proposta pela deputada Paula da Bancada Feminista (Psol). “De todos os motivos que nos fazem homenagear o Emicida nesta noite, o maior deles é a capacidade que ele tem de fortalecer, com a sua caneta, a coletividade”, disse Paula. Para a parlamentar, a entrega do colar ao artista representa o reconhecimento do Estado a uma trajetória mundialmente aclamada.

“Pra que amanhã não seja só um ontem com um novo nome”.

trecho de AmarElo, de Emicida

Emicida é um multiartista de origem humilde, que cresceu e ganhou o mundo, sem nunca dar as costas ao passado ou se esquecer das dificuldades que enfrentou. Pelo contrário, a honraria recebida é um reconhecimento muito merecido por todo trabalho que faz, por levar a cultura das batalhas de hip hop brasileiras para o mundo. E mais que isso, por inspirar e mostrar a quem tem hoje dificuldades, que existe um caminho.

A cerimônia foi realizada no Plenário Juscelino Kubitschek e teve a presença de músicos, MCs, lideranças negras e diversos parlamentares. O rapper Rashid, amigo e antigo adversário de batalha de Emicida, esteve presente à homenagem na Alesp e comentou: “Conheci o Emicida há 20 anos atrás e da forma mais hip-hop possível, na Batalha do Santa Cruz. Eu vi de onde esse cara veio […] e se tornou uma das maiores figuras da nossa cultura”.

“A sua música fala de como, por maior que sejam as dificuldades, a gente sempre pode ter esperança de poder transformar as coisas, como estamos fazendo aqui”, disse o deputado Eduardo Suplicy (PT), admirador declarado do artista, que fez questão de estar presente ao evento e tirar fotos com o homenageado.

As deputadas Thaianara Faria (PT) e Leci Brandão (PCdoB), também reverenciaram o trabalho de inspiração de Emicida: “A sua capacidade de colocar em letras aquilo que nós passamos todos os dias é tão bonito. Você ajuda a moldar o caráter de uma geração”, disse Thainara. “É um músico que coloca a cultura negra no lugar que ela merece”, completou Leci.

Em seu discurso, Emicida reforçou o papel da arte como ferramenta de coletividade e representatividade: “Sempre fui muito descrente da minha própria capacidade, mas foi no momento em que eu escutei um disco de rap que senti que tinha um lugar no mundo. Foi o momento que eu me senti gigante e parte de algo maior ainda”.

Assista (neste link) a cerimônia de entrega do Colar de Honra ao Mérito Legislativo a Emicida.