Outras regiões: 60 anos da Mônica na Casa das Rosas

figura em fibra de vidro da Mônica, em frente à Casa das Rosas
(reprodução internet)

Exposição comemorativa com peças inéditas e interatividade fica aberta ao público até fevereiro de 2024, com entrada gratuita e classificação livre

A personagem Mônica, inspirada na filha do desenhista Maurício de Sousa, completou, no último mês de março, seus 60 anos. Para celebrar este marco, estão sendo realizadas diversas ações ao longo de todo o ano. Uma destas ações é a exposição “Sempre fui forte”, aberta esta semana na Casa das Rosas, em uma parceira do Ministério da Cultura, Secretaria de Cultura e a Mauricio de Sousa Produções. A mostra fica aberta até dia 20 de fevereiro, com dezenas de itens muito especiais.

Principalmente para os mais velhos, a peça mais festejada em exposição deve ser o Sansão original: o coelho de pelúcia da própria Mônica Sousa, que de tão querido foi levado junto com ela aos quadrinhos! Mas, além dele, a exposição na Casa das Rosas mostra em imagens e objetos os 60 anos da Mônica de forma completa. Ela ocupa 12 salas contando a trajetória completa da personagem, desde sua estreia em 1963 até se tornar um ícone cultural.

O público poderá lembrar – e os mais novos, conhecer – momentos emblemáticos, como a primeira tira publicada na Folha de SP. Um outro item em destaque é a caricatura de Mauricio de Sousa saudando os visitantes. A curadoria reservou um espaço para o público conhecer ainda os bastidores dos processos de criação das capas dos quadrinhos e uma seção dedicada aos longas Live-Action, acompanhada por uma linha do tempo desse segmento, incluindo a bicicleta usada no filme “Laços”.

A personagem é hoje estampada nos mais variados produtos e, na exposição o público poderá ver vários destes itens, como as miniaturas colecionáveis.

“Pensamos em tudo com muito carinho para retribuir a dedicação dos que acompanharam a trajetória da personagem, que conta com anos de sucesso. Estamos muito animados!”, destaca Mônica Sousa, diretora-executiva da Mauricio de Sousa Produções. “Mônica tem feito parte da vida de pessoas de diferentes gerações, conquistando um lugar marcante em nosso imaginário coletivo. Esta é uma oportunidade muito especial de crianças e adultos se aproximarem ao compartilhar uma experiência estimulante a ambos os universos”, afirma Marcelo Tápia, diretor da Casa das Rosas.

As atividades interativas, especialmente elaboradas para o público infantil, incluirão um espaço de leitura, com os quadrinhos da Turma da Mônica e o Monicolorindo com desenhos para colorir e oficina de artes. Os visitantes terão ainda a oportunidade ver obras inéditas de Mauricio de Sousa e surpresas que serão reveladas durante a visita, prometem os organizadores!

“Receber esta exposição tão representativa, celebrando os 60 anos da Mônica, nos deixa muito animados. Mônica fez parte da infância de gerações e agora vamos contar um pouco desta história tão rica neste local tão marcante na Avenida Paulista, que é a Casa das Rosas”, ressaltou Marília Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo

Exposição Sempre Fui Forte - 60 anos da Mônica
Até dia 20 de fevereiro de 2024
De terça a domingo, das 10h às 17h30 (com permanência até as 18h).
Casa das Rosas, Av. Paulista, 37 (próximo à estação Brigadeiro do Metrô)
Entrada Gratuita

A Exposição em homenagem aos 60 anos da Mônica é uma realização da Mauricio de Sousa Produções com Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Poiesis, Casa das Rosas e Fenix Cultural. Patrocínio Bradesco e Sanofi, apoio SkyFix e BIC.

O badalado aniversário de 60 anos da Mônica é também o aniversário de seu coelhinho de pelúcia, o Sansão. Lembre em Coleção Sansão – Estilistas Brasileiros como foi a exposição em homenagem a este boneco que está sempre com a personagem.