Detran quer dar férias para ‘a Dona Morte’!

cena de uma praia quase vazia com a 'morte e sua foice sentada em uma cadeira de rpaia com uma mesinha e um coco verde em cima, além de um guarda-sol
cena da campanha "Nas férias, todo mundo só quer relaxar. Até ela..."

Campanha de conscientização sobre segurança no trânsito traz cenas da “morte” desfrutando férias, enquanto relembra as dicas sobre cuidados básicos ao volante

Passado o feriado de Natal em que muitas famílias se reunem antes de viajar, há um natural aumento no movimento nas estradas. Aquelas vias que levam aos destinos tradicionalmente mais procurados no reveillon costumam ter movimento intenso constante. Para lembrar aos motoristas que a sua pressa nem sempre é maior que a do motorista do outro carro, o Detran-SP trouxe novamente para a campanha de final de ano, a “Morte” querendo entrar em férias.

Além de alertar sobre o respeito às leis, o Departamento de Trânsito quer conscientizar os cidadãos sobre o perigo de dirigir sob efeito de fatores de risco, seja nas estradas, seja nas cidades. Com o mote “Nas férias, todo mundo só quer relaxar. Até ela…”, a campanha educativa do Detran mescla dicas e lembretes importantes com cenas bem humoradas das férias da Morte. A recomendação principal é de que a tranquilidade seja mantida por condutores, por ser comprovadamente um dos principais itens de segurança para se evitar situações adversas no trânsito.

A campanha foi criada pela agência Babel com peças para televisão, mobiliário urbano e internet. Haverá também distribuição de material educativo nas praças de pedágio e cartazes nas rodovias paulistas, através da parceira com a ARTESP – Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo. As peças são divertidas propositalmente, para reforçar o lembrete de que não vale a pena se estressar, muito menos durante as viagens ou os trajetos, para não correr riscos desnecessários que podem ser fatais.

“Uma das principais responsabilidades do Detran-SP é a conscientização e a educação por um trânsito mais seguro. É fundamental que o cidadão se preocupe em deixar de beber antes de dirigir e respeitar as leis de trânsito, mas também planeje a sua viagem com calma e antecedência, além de esquecer a existência do celular enquanto dirige”, comenta o diretor-presidente do Detran-SP, Eduardo Aggio.

A mensagem subliminar da campanha é a de que os seres humanos cometem erros, mas quando há planejamento e não existe interferência de fatores externos, além do estresse, a possibilidade de erro diminui.

O Brasil é o terceiro país com mais mortes no trânsito em todo o mundo, atrás apenas da Índia e da China, segundo dados do relatório Global Status Report on Road Safety, da Organização Mundial de Saúde (OMS). As mortes decorrentes de acidentes de trânsito são a oitava principal causa de morte no País. Se não considerarmos as doenças, os acidentes de trânsito passam a ocupar a segunda colocação, atrás apenas da violência interpessoal.

As estatísticas do Detran-SP mostram uma tendência de redução nos óbitos no trânsito no Estado, em paralelo ao aumento constante dos sinistros sem morte. O dado reforça a importância das ações e campanhas frequentes de conscientização da necessidade de respeito às leis de trânsito.  

Dicas do Detran SP para férias sem estresse

Procure calcular o tempo de trajeto com folga - Quem se programa evita a pressa. Com tempo extra fica mais fácil dirigir com paciência e tranquilidade.

Pegue leve na alimentação - Refeições mais pesadas podem deixar o condutor sonolento enquanto dirige. Antes de pegar a estrada, prefira as refeições mais leves.

Descanse bem antes de partir - Uma noite bem dormida ajuda você a ficar concentrado. Isso significa mais segurança para a sua viagem.

Álcool e drogas nem pensar - Nas férias também tem que ter responsabilidade. Não permita que o álcool e as drogas comprometam a sua segurança. 

Confira a previsão do tempo - Mantenha-se informado sobre as condições de tráfego e previsões meteorológicas e escolha os melhores horários para viajar.

Conheça rotas alternativas - Nunca se sabe quando você vai precisar fugir dos congestionamentos. Por isso trace rotas alternativas e evite dores de cabeça.

Fique fora de conflitos - Lembre-se: você está de férias. Evite conflitos no trânsito e garanta a tranquilidade para todo mundo.

Não exagere na bagagem - Viajar leve também contribui com a segurança. Dirigir com a visão desobstruída é sempre fundamental.

As mensagens podem esperar - Dê um tempo nos apps de mensagens. Lembre-se: a conversa pode esperar até você chegar ao seu destino.

Gentileza ao volante - Atrás de cada volante, há um ser humano. Pratique a empatia e faça do trânsito um lugar mais humano.

Pratique paciência - Às vezes, congestionamentos são inevitáveis. O jeito é ter paciência, afinal, a jornada é mais importante que a velocidade.

Estamos todos juntos - Gestos simples, como ceder a vez e esperar sem buzinar, melhoram muito o trânsito. Seja aquela pessoa que dá o exemplo. 

Assista a um dos vídeos da campanha “Nas férias, todo mundo só quer relaxar. Até ela…” neste link!