Festa do Pija-miau, em prol da Confraria dos Miados

um dos comodos da ong com gatos no chão e 'prateleiras' e escadas para eles nas paredes
Uma das alas da ONG em que acontecerá a Festa do Pija-miau!

ONG de proteção animal abre inscrições para evento de imersão com um toque de ‘reality show’ para arrecadação de fundos e conscientização

A Festa do Pija-miau é a versão brasileira da chamada Shelter Slumber Pawty (Festa do Pijama no Abrigo), criada com sucesso em Saint Louis, nos Estados Unidos. Ela tem não apenas objetivo de aproximar o público da realidade da proteção animal, como incentivar doações e adoções responsáveis. Aqui em São Paulo, a segunda edição do evento está marcada para o sábado, dia 06 abril, são apenas dez vagas e as inscrições estão abertas.

Assim como as festas de pijama que fazem sucesso entre crianças e adolescentes, a proposta da Festa do Pija-miau é também um convite para se dormir na casa de um amigo. O ‘amigo’ neste caso são varios: entre 100 e 200 gatinhos que vivem no abrigo da Confraria dos Miados e Latidos. Adriana Tschernev, diretora-executiva da ONG, conta que a primeira edição do evento foi um sucesso e impulsionou a ideia de ser repetido mais vezes.  

A dinâmica é bastante semelhante a um reality show. Durante 24 horas, os 10 participantes vão se hospedar dentro do abrigo da Confraria, com os gatinhos que aguardam adoção. Isso inclui dormir no mesmo ambiente que os gatos, fazer refeições e interagir com eles. Tudo isso, transmitido preferencialmente como ‘live‘ pelas redes sociais de cada um deles. Nestas postagens, os participantes incentivam seus amigos e seguidores a apoiarem financeiramente o obra, através de uma página especial de doações.

Segundo Tatiana Sales, presidente e fundadora da ONG, muitos dos gatinhos resgatados nunca tiveram tanto tempo ininterrupto de atenção humana. “Isso também faz do evento, uma oportunidade única de socialização para os felinos”, comenta. Uma das participantes da primeira edição, Rosimar Okagawa, lembra um dos momentos marcantes para ela: “Durante a noite, enquanto estava deitada, meu colchão foi pouco a pouco sendo inundado de gatinhos se aproximando para dormir comigo. Foi uma experiência incrível”. 

Como participar

A Festa do Pija-miau é aberta a todos os publicos interessados a colaborar e ter essa experiência imersiva, mas, claro, existe um limite de vagas. Não existe restrição de idade, apenas é preciso saber que ao entrar na experiência será preciso sentar no chão e até dormir em um sleeping bag no chão, junto com os moradores da casa. Crianças podem se candidatar e, neste caso, é preciso não apenas terem a autorização dos responsáveis legais, mas terem a companhia o tempo todo de um adulto.

Cada participante irá usar suas próprias redes sociais para divulgar o evento e terá sua própria página de captação de recursos na plataforma online da ONG. Será uma competição saudável de arrecadação, entre os dez perfis. Para não ser apenas uma transmissão da permanencia destes participantes dentro do abrigo, a ONG vai apoiar com conteúdos, como palestras sobre comportamento felino e a importância do enriquecimento ambiental, dicas de alimentação e saúde dos pets. Também devem acontecer jogos e brincadeiras entre os participantes e os gatinhos. 

2ª Festa do Pija-miau
Candidate-se até 01 de março
Basta enviar uma mensagem para a Adriana Tschernev
Fone: (11)99197-7550 ou pelo e-mail adriana@miadoselatidos.org.br
Serão fornecidas as informações de endereço e horários, além de solucionadas quaisquer outras dúvidas 

Sobre a Confraria Miados e Latidos

Fundada em 2007, em São Paulo (SP), e em 2010, em Nova Friburgo (RJ), a Confraria Miados e Latidos é uma organização sem fins lucrativos que atua no resgate de animais abandonados, com a missão de proporcionar bem-estar e qualidade de vida à maior quantidade possível de cães e gatos. Para isso, a ONG atua com ações de castração, resgate, adoção e conscientização da sociedade através da produção e compartilhamento de materiais informativos, palestras e eventos. Até o momento, já foram resgatados cerca de 4 mil animais, realizadas mais de 3 mil adoções e cerca de 15 mil castrações. Para saber mais, acesse www.miadoselatidos.org.br.