Búfalas resgatadas em Brotas vivem em santuários

imagem de bufalas em um pasto

A história de terror contra estes cerca de mil animais foi descoberta em 2021, quando foi constatado que um fazendeiro da insdústria leiteira havia abandonado as búfalas para morrerem, sem água ou comida. A partir desta constatação ativistas de diferentes organizações passaram a lutar na justiça pela possibilidade de transferí-las para dois santuários, onde viverão livres. A autorização veio apenas no ano passado e hoje as búfalas de Brotas já se dividem entre os santuários Vale da Rainha e Rancho dos Gnomos, onde vivem livres.

Os custos para cuidar e recuperar a saúde das búfalas, ainda em Brotas, foram pagos graças e muitas campanhas e doações. Neste momento há um outro movimento, desta vez para ajudar os locais em que elas estão acolhidas, para a manutenção de seus cuidados. Para isso não é preciso qualquer desembolso: a ONG internacional Geração Vegana iniciou uma campanha ‘de mão dupla’, em que irá doar dinheiro para os santuários ao mesmo tempo em que irá difundir a cultura do veganismo.

O processo é bem simples. Para ajudar com os custos e cuidados às búfalas que saíram de Brotas, bastará se cadastrar para receber newsletters por 7 ou 30 dias. A cada inscrição em um destes programas gratuitos da organização Geração Vegana, a ONG vai doar 1 dólar para os santuários. A campanha já está no ar e acontece até dia 14 de março de 2024 ou até a organização atingir 10.000 inscrições. Acesse o site geracaov.org/bufalas preencha o formulário com nome, email e escolha do programa que quer receber, e pronto!

imagem de uma mulher de costas abraçada a uma búfala que encosta o focinho em seu ombro e fecha os olhos.
Búfalas resgatadas em Brotas já vivem em condições adequadas em dois santuários, como o Vale da Rainha, na foto.