Pesquisa encomendada pela Ticket mostra a conscientização de brasileiros que frequentam restaurantes, com relação ao descarte de alimentos
Ainda que o se perceba no Brasil um desperdício muito grande de alimentos, desde o início da cadeia produtiva até o consumidor final, uma pesquisa realizada pela Ticket revela a conscientização do brasileiro. Os números apresentados pela marca da Edenred de vale-refeição e vale-alimentação, revelam que a quase totalidade dos frequentadores de restaurantes no pais e também dos comerciantes, se preocupa com este aspecto.
Em percental, são 93% dos brasileiros e brasileiras pesquisados que tem um olhar responsável pela questão do desperdício de alimentos em restaurantes. O resultado está acima da média global, que é de 76%, . “O índice de atenção ao tema no Brasil é o maior do mundo, seguido da Turquia, com 85%. Também é superior à média da América Latina, que registrou 84%”, revela Jean Castro, diretor de rede da Ticket.
A pesquisa é realizada em 15 países pela empresa, que projeta o cenário global. No Barômetro em 2022, o resultado brasileiro também era bastante positivo, apenas um ponto percentual abaixo do último resultado. Em 2023 foram escutadas mais de 47 mil pessoas consumidoras de alimentos fora de casa e 1,6 mil restaurantes. Além de perguntas básicas sobre o desperdício, também são coletadas sugestões a respeito do tema.
Mais da metade dos brasileiros ouvidos acredita que uma solução possível e interessante seria os restaurantes disponibilizarem diferentes tamanhos de refeições, para cada pessoa escolher a que mais se adequa à sua fome. Outra sugestão apontada por 40% dos respondentes diz respeito a “embrulhar para viagem” o que sobrou de comida. No cenário global, as duas sugestões também estão em primeiro lugar, porém com inversão de lugares: levar para casa (60%) e opção de tamanhos (48%).
Entre os administradores de restaurantes, há um certo equilbrio global quanto à percepção de valor sobre ações contra o desperdício de alimentos como atrativo para clientes. No Brasil, 42% concordam, 34% são neutros e 25% discordam. “A média mundial é semelhante, com 37% concordam, 40% se posicionando de forma neutra e 23% discordam. O índice de discordância ainda é alto e destoa das expectativas dos consumidores, o que deve servir de alerta para os estabelecimentos”, finaliza Castro.
Sobre a Ticket, acesse ticket.com.br e, ainda a respeito deste assunto, releia o artigo A necessidade de se aproveitar a totalidade dos alimentos