Brasileiro se preocupa mais com desperdício que média mundial

imagem de algumas mãos se servindo de comida em um buffet 'tipo quilo', com vários recipientes.
(divulgação)

Pesquisa encomendada pela Ticket mostra a conscientização de brasileiros que frequentam restaurantes, com relação ao descarte de alimentos

Ainda que o se perceba no Brasil um desperdício muito grande de alimentos, desde o início da cadeia produtiva até o consumidor final, uma pesquisa realizada pela Ticket revela a conscientização do brasileiro. Os números apresentados pela marca da Edenred de vale-refeição e vale-alimentação, revelam que a quase totalidade dos frequentadores de restaurantes no pais e também dos comerciantes, se preocupa com este aspecto.

Em percental, são 93% dos brasileiros e brasileiras pesquisados que tem um olhar responsável pela questão do desperdício de alimentos em restaurantes. O resultado está acima da média global, que é de 76%, . “O índice de atenção ao tema no Brasil é o maior do mundo, seguido da Turquia, com 85%. Também é superior à média da América Latina, que registrou 84%”, revela Jean Castro, diretor de rede da Ticket.

A pesquisa é realizada em 15 países pela empresa, que projeta o cenário global. No Barômetro em 2022, o resultado brasileiro também era bastante positivo, apenas um ponto percentual abaixo do último resultado.  Em 2023 foram escutadas mais de 47 mil pessoas consumidoras de alimentos fora de casa e 1,6 mil restaurantes. Além de perguntas básicas sobre o desperdício, também são coletadas sugestões a respeito do tema. 

Mais da metade dos brasileiros ouvidos acredita que uma solução possível e interessante seria os restaurantes disponibilizarem diferentes tamanhos de refeições, para cada pessoa escolher a que mais se adequa à sua fome. Outra sugestão apontada por 40% dos respondentes diz respeito a “embrulhar para viagem” o que sobrou de comida. No cenário global, as duas sugestões também estão em primeiro lugar, porém com inversão de lugares: levar para casa (60%) e opção de tamanhos (48%).

Entre os administradores de restaurantes, há um certo equilbrio global quanto à percepção de valor sobre ações contra o desperdício de alimentos como atrativo para clientes. No Brasil, 42% concordam, 34% são neutros e 25% discordam. “A média mundial é semelhante, com 37% concordam, 40% se posicionando de forma neutra e 23% discordam. O índice de discordância ainda é alto e destoa das expectativas dos consumidores, o que deve servir de alerta para os estabelecimentos”, finaliza Castro.

Sobre a Ticket, acesse ticket.com.br e, ainda a respeito deste assunto, releia o artigo A necessidade de se aproveitar a totalidade dos alimentos