Esticada que vale a pena: Café na Serra da Cantareira

mesa de café da manhã posta em uma sacada com vista para uma floresta urbana.
Café da Manhã com vista, no Frutta&Crema (foto divulgação)

O Frutta & Crema completa oito anos de fundação, se fortaleceu durante a pandemia e é uma opção não apenas saudável, mas também acolhedora, para uma saída rápida da metrópole

A casa instalada no segundo piso de uma pequena galeria comercial, com uma vista deslumbrante para um vale na região da Cantareira, junto à divisa de São Paulo com Mairiporã, foi um achado do italiano Alberto Goitre. Ele, sua esposa Gledis Morais Lúcio e o irmão Levi de Moraes, oito anos atrás, estavam em busca do imóvel ideal para abrir sua primeira gelatteria. O Frutta & Crema, é um café e gelatteria e também, hoje, um restaurante. A casa abre de terça a domingo e nos feriados, serve cafés da manhã deliciosos e tem no cardápio pratos diferenciados para almoço e uma refeição no final da tarde.

Visitamos o Frutta & Crema para um café da manhã e bate papo com os sócios. O ambiente é muito agradável, com arquitetura em vidro e madeira, um terraço aberto e também ambiente fechado com ar condicionado. A vista da segunda maior floresta urbana do mundo é um grande atrativo e por isso, quem consegue chegar mais cedo ao local garante as mesas próximas às janelas, mas mesmo as outras mesas tem vista e ainda é possível se levantar para fazer fotos da sacada – quase todos fazem isso!

Primeiros anos do Frutta & Crema

Gledis nos contou que a escolha do local foi cirurgica e ousada. Aquele andar superior na galeria comercial foi construído por eles mesmos, que visualizaram a magia que ele teria. Quem visita hoje o local confirma que foi uma opção acertada! Desde o começo das atividades, há oito anos, a produção dos gelatos e a pesquisa por novos sabores, sempre naturais, é feita na pequena fabrica na casa de Alberto e Gledis. Nos próximos meses, eles devem dar um passo a mais, inaugurando um segundo endereço, com a fábrica e um pequeno espaço para atender clientes.

Ao contrário do que se passou com diversos estabelecimentos, a pandemia foi para o F&C um período positivo. Eles, como todos, sofreram com a necessidade de paralisação das atividades, mas por outro lado, aproveitaram o momento como oportunidade. Com um negócio ainda novo, os sócios puderam usar o tempo para avaliar o que vinham fazendo de certo e errado, mantiveram boa parte da equipe e contrataram substitutos para as posições que viram necessárias, e ainda, promoveram capacitação para todo o staff.

O resultado deste período de reflexão e treinamento pode ser notado na prática. A equipe que tem baixíssima rotatividade, é super entrosada e simpática. Os sócios, presentes no dia-a-dia, também colocam ‘a mão na massa’, especialmente no salão, ajudando na organização de mesas, atendendo e tirando dúvidas dos clientes, e até passando – literalmente – um pano no chão, se for preciso. Este é também um dos diferenciais do Frutta & Crema, que torna o lugar ainda mais acolhedor.

Sorvetes, café da manhã e refeições

O F&C oferece não apenas os gelattos e cafés, mas também refeições completas. Todos os pratos servidos são feitos artesanalmente priorizando ingredientes frescos e de alta qualidade, base da gastronomia italiana. Parte dos insumos é de cultivo dos próprios sócios, seja no espaço do restaurante, seja em suas casas. O cardápio da casa é constantemente renovado, mantendo-se os grandes sucessos e apresentando novas receitas, sempre livres de conservantes químicos prejudiciais à saúde.

São mais de 20 sabores de sorvete, todos criados por Alberto Goitre, desde os tradicionais como ‘creme e chocolate’, aos sabores de fruta, como maracujá, morango e especiais como o Doce de leite, o Tiramusu e o Avelã com chocolate. Como são sorvetes artesanais, sem qualquer adição de conservantes industriais, nem todas as opções ficam disponiveis todos os dias, mas há uma variedade bem grande que não deixa ninguém sem opção.

Trabalho remoto com vista

Além de ser uma opção para passeio a dois ou em família, nos dias de semana, ir ao F&C pode ser uma alternativa para o home office. Lá, nos conta Gledis, o sinal de internet foi reforçado para que as pessoas que desejam passar algumas horas trabalhando, com aquela vista deslumbrante, possam ficar à vontade. De Moema até lá são apenas 20km, mas, como se atravessa a cidade passado pelo centro, normalmente o trajeto leva um pouco mais de uma hora. É caso de se avaliar uma permanencia mais longa no local, já que – em nossa opinião – vale a pena!

posando para a foto, os irmãos Levi e Gledis, junto com a chef Silvia Hein.
Os irmãos Levi e Gledis, e a chef Silvia Hein
Frutta e Crema Gelateria e Gourmeteria Italiana
Av. José Gianesella, 500
Parque Imperial da Cantareira, Mairiporã
Terça a sexta, das 8h às 19h
Sábados, domingos e feriados das 8h às 20h
WhatsApp: (link)
Instagram: @fruttaecrema