Há 55 anos, a Paixão de Cristo é encenada em Pernambuco

visto do alto de de longe, elenco de braços arguidos em frente a pedras no encerramento da primeira apresentação de 2024 da Paixão de Cristo e o publico com muitos celulares fazendo todos.
encerramento da primeira apresentação de 2024 da Paixão de Cristo (reprodução)

Cerca de 11 mil pessoas estiveram no agreste pernambucano para assistir a estreia do espetáculo encenado em uma cidade cenográfica desde 1968

A tradição da Paixão de Cristo começou de forma modesta, nas ruas do pequeno município de Brejo da Madre de Deus, na região de Caruaru, agreste pernambucano, com a participação de moradores e camponeses da região. Há pouco mais de 50 anos, as ruas foram trocadas por um cenário, erguido dentro de uma fazenda e, hoje, esta já pode ser considerada uma super produção. A ‘cidade-teatro’ de Nova Jerusalém ganha a cada ano novos elementos, não apenas cênicos, mas também de conforto e acessibilidade para o público. Ela é considerada o maior teatro a céu aberto do mundo em uma área de 100mil metros quadrados.

Todos os anos, milhares de pessoas vão ao pequeno município para assistir a Paixão de Cristo, que conta com artistas famosos em seu elenco, ao lado de atores locais. Na estreia de 2024, que aconteceu neste sábado, 23 de março, o publico presente girou em torno de 11 mil pessoas. Para Robinson Pacheco, coordenador geral do espetáculo, o aumento em torno de 20% do público reflete não apenas a popularidade duradoura da encenação, que há 55 anos tem emocionado e inspirado espectadores de todo o Brasil e do exterior, mas também a crescente relevância e apelo deste evento teatral único.

“A Paixão de Cristo de Nova Jerusalém não é apenas uma peça de teatro; é uma experiência que transcende o palco, envolvendo os espectadores em uma jornada espiritual e emocional que ressoa com os valores fundamentais da humanidade”, afirma. O espetáculo é apresentado todos os dias durante uma semana e dura em média 3h. Esse tempo varia principalmente pelo fato de atores e público precisarem se deslocar entre os nove palcos em que a história é contata. Os organizadores cuidam para que ninguém seja prejudicado, então quanto maior o público, maior o tempo de deslocamento.

Este ano, fazem parte do elenco da Paixão de Cristo, os atores Allan Souza Lima como Jesus, Mayana Neiva como Maria e Dalton Vigh como Pilatos.

Os organizadores esperam que este ano a encenação receba cerca de 70 mil pessoas no total, até o dia 30, próximo sábado. Para pessoas com mobilidade reduzida, a sugestão é que priorizem assistir ao espetáculo entre segunda e quarta-feira, que são os dias tradicionalmente de menor público. O local disponibiliza cadeiras de roda para quem desejar, lembrando que se caminha bastante ao longo da apresentação e sempre há muitos idosos no público.

Paixão de Cristo
Até dia 30.03, sempre às 18h
Fazenda Nova (distrito de Brejo da Madre de Deus.PE)
180km de Recife
Ingressos e mais informações em novajerusalem.com.br