Longa ‘Domingo à noite’ estreia quinta, dia 04

cartaz e cena de Domingo à Noite
Cartaz e cena do filme (divulgação)

Filme de Bruno Gonzalez e direção de André Bushatsky, tem Marieta Severo, Zécarlos Machado, Natália Lage e Johnnas Oliva no elenco central.

Domingo à noite é um filme denso, que surgiu de uma vivência pessoal do roterista Bruno Gonzalez e da constatação de que as diversas manifestações de demência por idade, em especial o Alzheimer, estão hoje presentes em muitas famílias. Ainda que o Alzheimer guie o filme todo, seu tema não é a doença, mas o que ela nos entrega e como ela nos envolve. A história pouco fala dos cuidados, de como é feito o diagnóstico ou qual sua evolução. Ela trata de amor e de como são afetadas as relações familiares, como acontecem as tomadas de decisão e especialmente fala sobre os espaços – invadidos ou não.

O filme se passa praticamente todo na casa dos protagonistas, Margot (Marieta Severo) e Antônio (Zécarlos Machado), um refugio na cidade, no meio de muito verde e próximo a uma pequena praia deserta. O casal com idade em torno de 75 anos é formado por duas celebridades: uma das maiores atrizes do Brasil e um escritor premiado. Antônio está com Alzheimer já avançado e é acompanhado apenas pela esposa, que recusa a presença de cuidadores ou enfermeiros. A história parece mudar quando Margot recebe o diagnóstico de que também tem a doença e precisa contar aos filhos.

Os encontros “da família toda”, como pontua a personagem de Marieta Severo, não eram frequentes. Os filhos, já cientes da doença do pai, tinham atitudes distintas sobre ela. Ao mesmo tempo que a filha, vivida por Natália Lage, contratava e enviava enfermeiras para a casa dos pais – sempre dispensadas pela mãe, o filho, interpretado por Johnnas Oliva, único na familia que não é da área artística, apenas pensava nas questões financeiras e investimentos. Em um fim de semana, chamados para receber a notícia da doença da mãe, eles iniciam a reconexão. A reaproximação familiar tem momentos muito tocantes.

A força e profundidade do roteiro foram elogiadas pelo elenco e diretor na coletiva de imprensa realizada em São Paulo. O filme tem diversos momentos de maior emoção e cada um dos atores do elenco pôde comentar qual os havia tocado mais. Assim como aconteceu para o elenco, todos que estiveram na exibição para a imprensa foram impactados por Domingo à noite de forma única e pessoal. Seguramente quem assistir ao filme, a partir do próximo dia 04, quando estreia nos cinemas, sentirá o mesmo.

Bruno Gonzalez leva o expectador a se aprofundar na questão emocional que cerca o Alzheimer. Ele conversou com diversos especialistas que cuidam de pacientes e famílias, não apenas neurologistas, e entendeu um pouco mais sobre a doença em si. Bruno incorporou detalhes de sua vivência ao roteiro, como alguns gestos e falas recorrentes do personagem de Zécarlos, que eram de sua avó. Ele criou uma história completamente possível. Esse é o ponto mais forte. O roteiro bem escrito e os atores brilhantes fazem o público viver o drama.

Domingo à Noite 
Nos cinemas a partir de 04 de abril
Classificação: 14 anos
Duração: 87 minutos

Domingo à Noite estreou no Festival do Rio 2022 na categoria Hors Concours Novos Rumos, esteve no Montreal Independent Film Festival 2022, e foi o único longa brasileiro selecionado para a mostra virtual Boston Film Festival 2022. O longa também esteve no Madrid Film Awards® (MADFA) 2023, em que Marieta Severo recebeu o prêmio de Melhor Atriz por sua atuação.

Trailer Oficial de Domingo à Noite

Sinopse Oficial: Margot tem 75 anos e é uma das maiores atrizes do Brasil. Ela é casada há mais de 50 anos com Antônio, também cerca de 75 anos, um escritor premiado e com Alzheimer avançado. Enquanto luta para manter a independência deles e cuidar do marido sozinha, ela enfrenta grandes dificuldades internas para finalizar seu último filme. Porém, mais importante, ela luta para manter o amor deles vivo diante da falta de memória do marido. Quando Margot descobre que também tem Alzheimer, ela precisará se reconectar com os filhos para manter a independência e poder morrer em paz.
Direção: André Bushatsky
Roteiro: Bruno Gonzalez
Produção Executiva: André Bushatsky, Bruno Gonzalez, Luiz Gonzalez, Márcia Nepomuceno e Rodrigo Gonzalez
Direção fotográfica: Flávio Dragoset
Direção de arte: Fumi Hashimoto
Montagem: Federico Brioni
Música original: André Abujamra
Elenco: Marieta Severo, Zé Carlos Machado, Natália Lage, Johnnas Oliva, Isio Guelman, Karen Coelho, Hugo Bonemer e Bárbara Santos
Produção: Valenza Filmes
Distribuição: O2 Play