Fundação Dorina oficializa apoio ao paradesporto

visão oblíqua de uma quadra de goalball,
Exibição da equipe CADEVI de GoalBall no Centro de Treinamento Paralimpico Brasileiro (foto moemaeregiao).

Entidade referência no trabalho de reabilitação e inclusão social de pessoas cegas anuncia os primeiros passos do projeto, com apoio ao atletismo e ao goalball

Evento realizado na manhã da última terça, dia 02 de abril, marcou o lançamento da Fundação Dorina Esporte. O projeto estabelece uma parceria inicial com outras duas entidades voltadas a pessoas com deficiência: a Naurú e o CADEVI, no atletismo e goalball, respectivamente. O anuncio foi feito no Centro Brasileiro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, que também apoiará a ação, cedendo o espaço para a prática.  

Durante os discursos de lançamento da Fundação Dorina Esporte ficou implícito que estas duas parcerias são o início do programa que poderá ser ainda ampliado. O apoio que já se inicia neste mês de abril, irá focar na continuidade do time de goalball masculino do CADEVI e na iniciação do atletismo para adultos e crianças da Naurú.  

A Naurú (herói, guerreiro, em tupi guarani) foi fundada em 2020, por iniciativa da paratleta Verônica Hipólito, na cidade de Indaiatuba. Ela engloba o esporte de alto rendimento, mas principalmente tem objetivo de oferecer e promover atividade física para todas as pessoas, de todas as idades e todos os corpos, principalmente pessoas com deficiência. Seu trabalho começa na iniciação esportiva e é neste setor que será apoiada pela Fundação Dorina, como esporte para a vida.

Já o CADEVI (Centro de Apoio ao Deficiente Visual) tem uma história bastante mais longa. A instituição filantrópica foi fundada há 40 anos para apoiar pessoas cegas e que perderam a visão. Se trabalho não foca apenas no esporte, mas em todos os aspectos da vida. Existe atendimento para quem perdeu a visão em questões de mobilidade e atendimento psicológico. O CADEVI promove ainda formação em música, xadrez, artesanato, entre outros. Na parceira com a Fundação Dorina, será o time de Goalball, única modalidade 100% paradesportiva, que receberá o apoio.

“Estamos emocionados em dar este passo significativo em direção à inclusão no esporte. Esse lançamento representa não apenas um marco para a Fundação Dorina, mas também um compromisso renovado com a igualdade de oportunidades para pessoas cegas e com baixa visão. Queremos trabalhar em colaboração com as equipes Naurú e CADEVI para, juntos, promovermos uma cultura de diversidade e autonomia por meio do esporte”, comentou Francisco H. Della Manna, Presidente do Conselho de Curadores da Fundação Dorina Nowill para Cegos.

“Falar sobre esporte é falar sobre transformar vidas, e a união da Naurú e Dorina para esse projeto é essencial. Teremos iniciação ao atletismo para crianças, jovens e adultos, ou seja, vamos mostrar, juntas, que o esporte é, e sempre foi, para todas as pessoas e corpos”, comentou em seu discurso nesta terça, Verônica Hipólito. A medalhista paralímpica de atletismo também reforçou a ideia de que o projeto não é apenas para crianças, mas adultos e idosos também poderão se beneficiar da proposta da atividade física.

Participaram do evento o presidente do conselho e o superintendente executivo da Fundação Dorina, Francisco H. Della Manna e Alexandre Munck; Flávio Fenólio, chefe de gabinete da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência da Cidade de São Paulo, representando a secretária Silvia Grecco e diversos atletas e ex-atletas, entre eles o vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Yohansson Nascimento; a fundadora da NAURÚ, Verônica Hipólito e o diretor presidente do CADEVI, Sandro Rodrigues.

Evento no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, realizado em 02 de abril, com o anuncio da Fundação Dorina Esporte.
Verônica Hipólito fala para a plateia durante o lançamento da Fundação Dorina Esporte.

Para conhecer mais a Fundação Dorina, acesse fundacaodorina.org.br.