São 500 vagas para um programa amplo e online de aprendizagem em gastronomia e empreendedorismo, interessados do Brasil todo, que se inicia em julho deste ano
Na última sexta-feira, dia 10, a Nestlé e a co.liga, da Fundação Roberto Marinho, apresentaram um novo passo na parceira entre as duas empresas para formação e profissionalização de talentos de gastronomia. O edital para o projeto a.colher, em um edital que se inicia com 500 participantes na primeira etapa, trinta selecionados para tutoria na segunda etapa e três projetos vencedores, para receber um aporte de aceleração de negócios. Segundo a apresentação, o jovem inscrito terá oportunidade de desenvolver habilidades, ampliar conhecimentos e acelerar negócios gastronômicos.
No lançamento em São Paulo, estavam presentes diversos representantes das duas empresas, além de imprensa e convidados. Entre eles, na foto que estampa a matéria, Helen Andrade, Head de Diversidade e Inclusão da Nestlé Brasil, o Chef Felipe Cunha, ex-aluno do projeto Yocuta (Young Culinary Talent) da Nestlé, e João Alegria, Secretário Geral da Fundação Roberto Marinho. O projeto a.colher tem foco no jovem, destinado a pessoas de 18 a 29 anos com desejo de empreender na área, mas a parceria abrange também 4 cursos de gastronomia online e gratuitos para pessoas de todas as idade.
As pessoas interessadas devem se inscrever no site da co.liga (link abaixo) até o dia 2 de junho. A iniciativa é voltada principalmente para jovens em vulnerabilidade social e destina 5% das vagas às pessoas com deficiência. O resultado da seleção dos 500 nomes será divulgado no mesmo site e para cada um dos selecionados, em 30 de junho. Os cursos da Jornada Formativa, a primeira etapa, serão em quatro aulas online com carga horária mínima de cinco horas cada, e cinco encontros virtuais síncronos de até duas horas, com a equipe da co.liga e profissionais da gastronomia.
Durante este período, os participantes vão elaborar projetos para serem submetidos em novembro à avaliação, dos quais trinta serão selecionados. Esta segunda etapa que acontece no início de 2025, é chamda de ciclo de Aceleração de Negócios Gastronômicos. Cada selecionado receberá uma bolsa de R$300 para participar de quatro rodadas de mentoria, tutoria e imersão no ambiente profissional, além de acesso a uma nova formação da co.liga, voltada a profissionais da área.
Deste grupo que terá atividades de janeiro a março de 2025 serão escolhidos três projetos ‘vencedores’, que receberão um aporte de R$5 mil cada para impulsionarem seus negócios, além da oportunidade de conhecer a cozinha profissional da Nestlé, aqui em São Paulo. Caso os vencedores não sejam da capital, todos os custos da viagem serão cobertos pelo projeto.
Helen Andrade ressalta que o site do projeto tem todos os recursos de acessibilidade. Ela informa que, caso entre os vencedores do projeto a.colher estejam pessoas com algum tipo de deficiência, o espaço presencial e todas as necessidades de acesso serão garantidas. A Head de Diversidade e Inclusão da Nestlé Brasil acrescenta que o projeto além de formar a mão de obra também vai gerar a oportunidade destes alunos cadastrarem seus currículos em um banco de talentos, que é acessível aos parceiros da Nestlé.
Felipe Cunha, hoje chef patissier do Fasano, passou pelo programa de formação profissional na Nestlé. Durante o evento de lançamento do projeto a.colher, ele relembrou sua trajetória, que começou com a venda de trufas que fazia em casa no ônibus a caminho da escola. O chef pretende ampliar sua confeitaria própria, a Harmonique, em um endereço físico, e garante que irá acolher os jovens do projeto “da mesma forma como fui acolhido”, comentou, “O conhecimento precisa ser compartilhado”.
O Secretário Geral da Fundação Roberto Marinho, João Alegria, lembra que o edital a.colher é um desdobramento da parceria entre as empresas. O co.liga, escola digital da FRM, tem mais de 63mil matriculados em seus diversos cursos, que tem como meta não apenas dar acesso ao conhecimento, mas garantir a permanência de todos e a conclusão de seus processos formativos. Mesmo quem não estiver entre os selecionados do edital pode realizar os cursos, que abrangem os diversos aspectos do empreendedorismo em gastronomia, do cuidado com os alimentos, à precificação.
Edital a.colher
Inscrições no edital: até dia 02 de junho de 2024;
1º ciclo de aprendizagem – Jornada Formativa: julho a novembro de 2024;
Inscrições do Pré-Projeto: 14/10 a 08/11;
Seleção dos 30 Pré-Projetos: 11/11 a 06/12;
Divulgação dos selecionados para etapa de aceleração: até 16/12.
2º ciclo de aprendizagem – Aceleração de Negócios Gastronômicos: janeiro a março de 2025;
Resultado dos três projetos vencedores: 31 de março de 2025.
mais informações e inscrições em https://coliga.digital/oportunidades/projeto-acolher
Sobre os cursos: as aulas se dividem em quatro temas: “Panorama e tendências na gastronomia: identificação de oportunidades de atuação”; “Segurança dos Alimentos e boas práticas na Gastronomia”; “Técnicas de preparação e montagem de refeições”; e “Mercado de trabalho e áreas de atuação na gastronomia”. Ao término dos ciclos, os participantes recebem um certificado que atesta a qualificação profissional.
A co.liga é uma iniciativa da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI) com a Fundação Roberto Marinho, que tem o Grupo CCR como parceiro mantenedor.