Fim de Semana no Parque do Ibirapuera

imagem aérea do parque do ibirapuera
(foto Urbia Parques)
conteudo enviado pela Urbia, empresa concessionária do parque

O Parque Ibirapuera é um dos locais de lazer gratuito mais procurados em nossa região. Seus 158 hectares são visitados todos os dias da sema por milhares de pessoas. O Parque, que completa 70 anos em 2024, é administrado pela Urbia Parques (Construcap) desde a pandemia – a concessão aconteceu em 2019, mas o início da gestão foi apenas no segundo semestre de 2020. Segue abaixo reprodução da divulgação enviada ao site pela concessionária sobre a programação deste fim de semana.

C6 Fest 

Na sexta-feira (17), sábado (18) e domingo (19), o Auditório Ibirapuera recebe a 2ª Edição do C6 Festival, evento de música com proposta mais intimista, que terá como principal referência o Free Jazz Festival. Este ano, a edição traz novamente grandes nomes da música nacional e internacional, como: Charles Lloyd, Black Pumas, Jaloo, Noah Cyrus e muito mais.
 

Música no Parque Ibirapuera 

No próximo sábado (18), das 11h30 às 12h, a Arena da Marquise recebe mais uma edição do Música no Parque. O Grupo Rosa dos Ventos convida os amantes da Música Popular Brasileira a uma viagem musical. Reverenciando a riqueza multicultural brasileira, o repertório mistura composições autorais e outras obras de grandes artistas renomados do MPB, como: Milton Nascimento, Vanessa Moreno, Dani Gurgel, Douglas Germano, e entre outros.
 

Arena Centauro 

No próximo sábado (18), entre às 10h e 12h, a Arena Centauro realiza aulas gratuitas de funcional com foco em futebol, pilates e bodyjam para o público que busca opções de lazer, diversão e atividades para aproveitar o final de semana.
 

Nike Running 

Na quinta-feira (16), a Nike terá o Nike Running, treino de corrida gratuito para os profissionais e iniciantes de atletismo, na Praça da Paz, às 18h30. O treino é um preparativo para a esperada corrida, que acontece no dia 14 de julho.
 

Aulões da Gatorade 

O sábado (18) e domingo (19), no Parque Ibirapuera, seguem agitados. A Gatorade preparou ativações imperdíveis e gratuitas para o público, com aulões de pilates, yoga e treino funcional nas quadras do parque, no dia 18, das 10h às 11h, e na Praça da Paz, no dia 19, das 9h às 11h. As atividades serão ministradas por professores capacitados e o público poderá desfrutar de materiais esportivos e espaço para descanso e hidratação.
 

Museu Afro Brasil (MAB) 

Com gratuidade durante todo o dia, o Museu Afro Brasil (MAB) apresenta a Feira de Artes Gráficas, que já se tornou tradição no calendário cultural de São Paulo. Esse ano, ela ocorre dia 18 de maio, das 12h às 18h, em meio à 22ª Semana Nacional de Museus, reunindo 19 artistas e coletivos sob a Marquise do Museu. A 5ª Edição do MAB Margens convida a conhecer e refletir sobre “as margens” enquanto espaço – fronteira de produções, com artistas e coletivos que nem sempre são visibilizados no cenário das artes visuais. Como um manifesto vivo, o museu oferece sua marquise para a venda, o diálogo e as trocas com o público, fomentando diversidade e valorização de suas produções.

Nos dias 15 e 16 de maio, como parte da 22ª Semana Nacional de Museus, o museu apresentará uma série de mesas redondas sob o tema “Educação e Pesquisa da Arte para além dos Museus”. No primeiro dia, às 19h, a Mesa 1 abordará Experiências Educativas, com participações de Thais Scabio, do JAMAC, e Uila Garcia, do MAB. Já no dia 16, também às 19h, a Mesa 2 explorará os Processos de Criação, com a presença de Natiara Tavares, do Grupo Xiloceasa, e Joyce Farias, doMAB. As mesas serão transmitidas pelo canal do Museu no YouTube.

No sábado (18), das 14 às 16h, o Museu recebe a Oficina de Estamparia em Pano de Prato com JAMAC (Jardim Miriam Arte Clube), onde serão apresentadas técnicas de estamparia em tecido com os artistas do JAMAC utilizando materiais simples e acessíveis para a criação de padrões únicos e personalizados em panos de prato. A Educadora Izabel Gomes utiliza o pano de prato como superfície para contar histórias e ensinar a técnica de estêncil para criar um desenho a partir de memórias pessoais para impressão nos panos de prato. Não é necessário ter experiência prévia em arte, a participação é gratuita, mas as vagas são limitadas. Mais informações no Instagram Oficial do JAMAC.