Exame Nacional do Ensino Médio será nos dias 03 e 10 de novembro e é uma das formas para acesso à universidade pelo Sisu ou ProUni, além de ser aceito em algumas instituições privadas
As inscriçõe para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão abertas na próxima segunda-feira, dia 27 de maio e podem ser realizadas até dia 07 de junho. As provas marcadas para os dois primeiros domingos de novembro, terão no primeiro dia as questões de Linguagens, Ciências Humanas e Redação e no domingo seguinte, Matemática e Ciências da Natureza.
As notas do Enem podem ser usadas para ingresso à Universidade através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (ProUni). Quem pretender estudar em faculdades em Portugal pode checar quais tem convênio com o Inep, já que estas também aceitam as notas do Exame Nacional do Ensino Médio brasileiro.
As provas são abertas para todos os interessados. Aqueles que já tiverem concluido o ensino médio ou estiverem no último ano poderão usar a nota para acesso à educação superior. Já quem ainda não concluiu os estudos será incluido na categoria de “treineiro”, uma forma que muitos estudantes procuram para conhecer antecipadamente o estilo das provas e sentir a atmosfera do exame, antes de realizá-lo ‘para valer’.
1º domingo: 3 de novembro
45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol);
45 questões de ciências humanas;
redação.
2º domingo: 10 de novembro
45 questões de matemática;
45 questões de ciências da natureza.
A taxa de inscrição no Enem, divulgada pelo Ministério da Educação, será R$ 85 este ano. O prazo para pagamento vai até 12 de junho, alguns dias após o término do prazo de inscrição. Ela pode ser paga com boleto, pix ou cartão de crédito e a inscrição só é efetivada após este pagamento.
Assim como aconteceu no ano passado (leia aqui) e nos anos anteriores, devem surgir em breve muitas iniciativas gratuitas de apoio ao candidato, com cursinhos online, tira-dúvidas, entre outros.
Para mais informações sobre as inscrições e as provas, acesse o site do Enem.