O festival gastronômico acontece nos próximos três fins de semana com a participação de 31 restaurantes paulistanos, além de uma programação cultural variada
Este ano o Taste São Paulo Festival ganhou mais um atrativo ‘em cima da hora’. O badalado Guia Michelin que avalia estabelecimentos de gastronomia ao redor do mundo, voltou a ser editado no Brasil após três anos de pausa. A cerimônia de premiação aconteceu na última segunda, 20, no Rio e recomendou 140 restaurantes entre Rio e São Paulo. Onze deles estarão no evento, que começa nesta sexta, dia 24, no Parque Villa Lobos. Os demais 20 participantes valem igualmente a visita e foram selecionados como estando entre os melhores da cidade.
A curadoria do evento que garante sua qualidade é realizada pelo consultor gastronômico Luiz Américo Camargo, desde a primeira edição. Nesta oitava, o Taste São Paulo Festival reune estabelecimentos que já participaram em anos anteriores e alguns estreantes. A proposta é oferecer uma variedade de sabores, estilos e culinárias, de cozinha brasileira a cozinhas internacionais e estilos que vão do fine dining a conceitos mais despojados. Uma das tradições do festival é que todos os estabelecimentos apresentam um ou mais pratos exclusivos a cada edição.
Cada restaurante oferece pelo menos quatro pratos em porções menores que as habituais, para permitir ao visitante provar mais de uma opção. Os preços variam de R$ 20 a R$ 55 e há oferta de pratos vegetarianos e veganos. São mais de 100 opções de pratos, entre entradas, principais e sobremesas; drinques e vinhos. Não faltarão os preferidos pelo público das outras edições como: tiramisù do Fasano, doces clássicos e novidades da Carole Crema, o dadinho de tapioca do Mocotó, pizzas clássicas variadas, e a coxinha da Casa Rios.
Os dez estabelecimentos participantes que receberam uma estrela no Guia Michelin 2024 foram Mocotó, Komah, Nelita, Emiliano, Notiê, Casa Rios, Chez Claude, Banzeiro, Fasano e Animus. Além deles, o chef Luiz Filipe Souza alcançou com o Evvai duas estrelas, que indicam alto padrão de comida e serviço (nas palavras do Guia, lugares que ‘valem o desvio’). Ele estará no Taste com sua segunda casa, a ainda nova Trattorita Evvai.
Além de provar as delícias dos 31 restaurantes participantes, quem for ao Taste poderá assistir a palestras e participar de aulas com os chefs renomados. A programação musical também é variada, com uma série de shows ao vivo, além de DJs se revezando o tempo todo no palco montado para eles. Os ingressos permitem acesso ao evento e suas áreas comuns de restaurantes e expositores, assim como a participação nas palestras e aulas gratuitas (vagas limitadas). O consumo nos bares e restaurantes feito à parte, via cartão Cashless (cartão que o cliente carrega no evento com o valor desejado).
Taste São Paulo Festival 2024
Dias 24, 25, 26 e 31 de maio e 1, 2 e 7, 8 e 9 de junho (sextas-feiras aos domingos)
Parque Villa-Lobos
Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001
Sextas-feiras, das 17h às 23h, Sábados das 12h às 23h e domingos das 12h às 20h
Programação completa e informações adicionais: brasil.tastefestivals.com
Ingressos em eventim.taste
Classificação etária: 16 anos. A entrada de menores de 16 (dezesseis) anos somente será permitida se comprovadamente acompanhados dos responsáveis legais, que deverão permanecer no local do evento enquanto o menor estiver presente. Esta determinação, assim como a classificação etária, está sujeita a alteração nos termos do Alvará a ser expedido pelo Juiz de Direito da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso.
Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e Santander Brasil apresentam. Patrocínio máster: Electrolux, Baden Baden, Aperol Spritz, Sagatiba. Patrocínio: Getnet, Bluecup, Artesano, Localiza, Nespresso, Coca-Cola Zero, Serasa Experian, SEM. Apoio: Mitsubishi Motors, Grand Cru, Casa Riachuelo, Copa Energia, Barilla, PremieRpet®, Faixa Azul, Vigor, Andorinha, Mitre Experience, Hellmann´s, Granado, Prata, Meliã, Prática, Finish. Media partiners: Folha de S. Paulo, Globo. Realização: Ibituruna, IMM, CultSP, Governo do Estado de São Paulo – Secretaria de Cultura e Economia e Indústria Criativas, Ministério da Cultura – Governo Federal.