A Campanha Nariz Alerta será realizada na tarde deste domingo (23), com objetivo divulgar a importância da saúde nasal e sua correlação com diversas outras condições
Nem todos dão a devida importância ao olfato no dia-a-dia, além da capacidade de identificar aromas e odores no ar. Há alguns anos ficou famosa a informação de que sentir gostos estava ligado a sentir cheiros e muitos experimentavam comer alguma coisa com o nariz tampado para checar se era realmente verdade. Mas o fato é que a ciência já foi bem além disso e hoje especialistas afirmam que a perda do olfato, pode ser um sinal precoce de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson, entre outras.
Neste domingo, dia 23 de junho, quem passar entre 12h e 17h pela Praça Cidade de Milão, aqui na confluência da Diogo Jácome com República do Líbano, poderá fazer um teste gratuito de olfato, com uma tecnologia super moderna. A NoAr, empresa de Digital Scent-Tech (tecnologia olfativa) desenvolveu um equipamento para essa testagem e irá examinar quem tiver interesse. A ação faz parte da Campanha Nariz Alerta, uma iniciativa que visa aumentar o conhecimento da sociedade sobre a saúde do nariz.
O público poderá interagir com o tablet chamado Multiscent20, com auxílio de especialistas. A tecnologia é 100% brasileira, como comenta a CEO da NoAr Cláudia Galvão. “Este tablet que sai cheiro é algo novo, o primeiro device para fazer exame de olfato no mundo. Até então esses exames só eram feitos com vidrinhos ou no papel raspe e cheire. E agora, as pessoas vão poder investigar várias deoenças através do olfato, pela facilidade que esse device trouxe”.
A especialista cita estudos que mostram que quase um terço das pessoas tem alguma perda olfativa, e grande parte não se dá conta. Existem, claro, perdas temporárias e outras permanentes. As principais causas são infecções respiratórias, medicamentos, pólipos nasais, exposição a substâncias químicas e condições neurológicas. Está nesta última causa um dos motivos mais importantes para se realizar o teste e ter conhecimento de sua capacidade olfativa.
O olfato pode ser um marcador biológico precoce de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer e Parkinson. No caso do Alzheimer, por exemplo, Cláudia Galvão afirma que há estudos indicando que a perda do olfato pode ocorrer entre 3 a 5 anos antes de outros sintomas, o que permitiria aos médicos agir logo no início, retardando sua instalação. Este é o principal tipo de demência no mundo, responsável por aproximadamente 70% dos casos e afeta principalmente pessoas a partir dos 65 anos.
Como funciona o Teste de Olfato Digital:
O tablet MultiScent20 da NoAr é capaz de armazenar e liberar até 20 cheiros diferentes, que são inseridos no dispositivo na forma de cartuchos. O dispositivo controla o tempo de liberação do cheiro, que sai através de um jato seco, sem partículas.
No teste, o aparelho libera um cheiro por um pequeno orifício e apresenta uma pergunta com 4 opções de resposta, relacionadas àquele odor. O paciente responde às perguntas de múltipla escolha depois de sentir cada um destes cheiros. Ao final do teste, a plataforma gera um laudo com o número de acertos.
Teste de Olfato – gratuito
Domingo, dia 23 de junho, das 12h às 17h
Praça Cidade de Milão (Rep. do Líbano x Diogo Jacome)
Atendimento por ordem de chegada
A iniciativa da NoAr Brasil, tem patrocínio da Wheaton, e apoio da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) e da Academia Brasileira de Rinologia. A campanha já foi realizada no Rio de Janeiro, na praia da Barra da Tijuca (leia aqui).