Ciclistas pedalam em direção à festa julina beneficente

renata falzoni com camisa xadrez vermelha e preta, enconstada em uma grande árvore, sorri para a foto com sua bicicleta.
Renata Falzoni convida ciclistas para uma confraternização 'do bem', com pedal e festa julina beneficente. (foto: Karim Serri)

O Pedal e Arraial na Garupa da Falzoni está marcado para sábado, dia 06 de julho, saindo da Paulista e chegando ao Castelinho da rua Apa, nos Campos Elíseos

No próximo sábado, dia 06 de julho, será realizado um passeio ciclistico de confraternização dos diversos coletivos da cidade de São Paulo, organizado pela cicloativista Renata Falzoni. Mais que apenas pedalar, o grupo é convidado a mais uma ação social. A chegada do passeio será na festa ‘julina’ do Castelinho da Rua Apa, sede da ONG Clube de Mães do Brasil que realiza há 30 anos um trabalho de atenção a pessoas em situação de vulnerabilidade no centro de São Paulo.

O Pedal e Arraial na Garupa da Falzoni está marcado para às 15hm com concentração a partir das 14h30, na Praça dos Arcos (Paulista x Angélica). Será um passeio de cerca de 12km, de dificuldade leve a moderada e poucas subidas. A ideia é uma confraternização dos vários coletivos e grupos de pedal da cidade, fechando o semestre, ainda em clima de São João. A participação no passeio ciclístico é gratuita e a organização pede que os interessados façam inscrição prévia (link abaixo) para facilitar a logística!

Haverá acompanhamento de ciclistas batedores em todo o percurso, sendo um para guiar o caminho, um fechando o pelotão e alguns pedalando ao lado do grupo, cuidando dos cruzamentos e também do posicionamento da turma. É importante lembrar que saída e chegada serão em pontos distintos. O ritmo será de passeio, dando a oportunidade para todos de apreciar diversos edifícios históricos e icônicos pelos quais irão passar.

Os ciclistas sairão da Praça dos Arcos às 15h e vão pedalar toda a extensão da avenida Paulista. Depois de descer a rua Vergueiro, o grupo passa pela da Praça da Sé, Mosteiro de São Bento e Avenida São João, até chegar, em torno de 16h ao Castelinho da Rua Apa. Todos estão convidados para a festa julina, que acontece ali. A entrada na festa é gratuita e toda a renda obtida nas barraquinhas de brincadeiras, no bingo e nos comes e bebes será revertida à ONG Clube de Mães do Brasil.

Festa Julina do Castelinho

A festa julina é aberta ao público, organizada pelos coletivos de ciclistas da cidade, com o Ciclocentro à frente e apoio importante da Velodrome Bikeshop, além dos voluntários da ONG Mães do Brasil. A festa terá música e brincadeiras tradicionais das quermesses, como “Cadeia”, “Correio Elegante” e Bingo. Os comes e bebes incluem quentão e pamonha, sucos e sanduíches de “carne louca”, pastel, milho e pipoca, tudo a preços populares, para que todos possam participar.

O Castelinho da rua Apa é um prédio histórico e, atualmente, sede da ONG Clube Mães do Brasil, que trabalha há 30 anos em favor das pessoas em situação de vulnerabilidade. O clube realiza cursos de alfabetização, encaminhamento de documentação pessoal, acesso a telefone para contato com familiares em outros locais, entre outros. A festa julina é organizada pelos coletivos da cidade: Ciclocentro, Bike Zona Sul, Bike Zona Oeste, Bike Zona Leste e Bike Zona Norte. Apoio Velodrome Bikeshop.

Pedal e Arraial na Garupa da Falzoni
Sábado, 06 de julho de 2024.
Concentração do pedal: 14h30
Local: Praça dos Arcos (Av. Angélica x Av. Paulista)
Inscrição gratuita em https://bit.ly/pedalcomFalzoni
Recomendável, como em todo pedal, revisar a bicicleta e levar câmara extra ou remendos.
Chegada às 16h
Festa Julina do Castelinho (final do pedal)
Local: Rua Apa, 236, Campos Elíseos.

Leia também: Ciclistas doam sangue no Dia Mundial da Bicicleta