Levantamento da plataforma Preply mostra que a busca na internet por museus e exposições cresceu 22% no país no último ano
São Paulo definitivamente é a metrópole onde se encontra de tudo. Em termos de gastronomia há restaurantes especializados nas culinárias mais diversas e exóticas. Falando-se em cinemas e shoppings, quem está por aqui sempre encontra pelo menos um desses em seu caminho. E claro, a fama de capital da cultura, que era muito aclamada há alguns anos, se justifica pela quantidade de teatros, casas de espetáculo e museus.
Um levantamento feito pelo aplicativo Preply investigou o interesse dos brasileiros a respeito de exposições e museus. O estudo revelou que a procura museus tem crescido consideravelmente: buscas no site de pesquisas do Google tiveram um ganho de mais de 20% nos últimos 12 meses. Além dos museus tradicionais do país e do mundo, foram investigadas as consultas sobre exposições no último ano, com destaque para as imersivas sobre Van Gogh (houve mais de uma!) entre outras.
Nas listas dos “10 mais” das buscas de usuários do google brasileiro sobre museus, estão oito localizados na cidade de São Paulo. O primeiro da lista no entando, é o representante carioca sa relação: o Museu de Arte Moderna do Rio. O MAM RJ, inaugurado em 1948, tem uma das maiores coleções de arte moderna e contemporânea da América Latina, além de ser um espaço para diversos eventos, e ter uma área de educação bastante concorrida.
Em segundo e terceiro lugares no ranking das buscas ficaram dois museus interativos paulistas: o Catavento e o Museu da Língua Portuguesa. Chama a atenção a ausência do Museu do Futebol entre os mais buscados no Google. Os demais museus paulistanos são, nesta ordem, o MASP, Museu da Imaginação, das Ilusões, o MIS, o Museu da Imigração e o das Favelas. Conhecido como ‘Olho’, o Museu Oscar Niemeyer, de Curitiba é o oitavo colocado nas buscas.
O levantamento das exposições não leva em consideração o local em que elas estão sendo apresentadas, então, eventualmente, pode haver no resultado buscas pela mesma mostra em duas localidades, com resultado somado. A primeira posição neste ranking, com volume de buscas bastante fora da curva, estão as já citades mostras Van Gogh. Em seguida, duas mostras com maior apelo para o público infantil, mas bastante procuradas por pessoas de todas as idades: “Mônica 60 Anos” e “Mundo Pixar”.
Todas as exposições que figuram entre as dez mais buscadas no google brasileiro são do tipo ‘interativas’, configurando-se como uma tendência de lazer cada vez mais consolidada. Do quarto ao décimo lugar, estão as exposições: Leonardo Da Vinci, Harry Potter, Michelangelo, Monet e Salvador Dali.
Metodologia
O levantamento foi feito com base em pesquisas na ferramenta do Google Brasil, em cerca de 29 milhões de buscas nos últimos doze meses. Foram investigadas as expressões "museu" e "exposição" (e suas variações), abrangendo pesquisas relativas ao segmento em todos os estados nacionais. Após a coleta e análise dos dados, instituições e atrações museológicas foram dispostas num ranking baseado no volume total de pesquisas no período em questão.
Matéria original usada como fonte no blog do Preply (neste link).