Cães também podem doar sangue e salvar vidas!

três fotos coladas lado a lado de cachorros doadores de sangue, com bandanas coloridas e a bolsa de sangue que doaram ao lado deles.
Campanha de doação de sangue acontece neste sábado, dia 27, das 10h às 16h, em Moema.

Campanha de doação de sangue pet acontece hoje, sábado, dia 27, no AmarVet’s Hospital Veterinário, na avenida Indianópolis, das 10h às 16h

Acontece no AmarVet’s Hospital Veterinário, aqui na avenida Indianópolis, em Moema índios, mais uma edição da Campanha Patinha Vermelha. O evento será hoje, sábado, dia 27 de julho, das 10h às 16h, coletando sangue de cães e também de gatos! A campanha foi idealizada não apenas para coletar sangue e visa salvar vidas de pets que necessitem de transfusões, mas também para divulgar essa possibilidade que nem todos conhecem.

Cães e gatos podem precisar de transfusões por diferentes motivos de saúde e a única fonte disponível é a doação. A doação de sangue dos pets também obedece critérios rígidos para controle da qualidade do produto doado e da saúde do doador. Existem pré-requisitos comuns para ambas as espécies: é preciso ter boa saúde, estar com a vacinação e o controle de ectoparasitas em dia, não ter passado por cirurgias a menos de 60 dias antes da doação e não estar gestante. Para cães é preciso ter entre 1 e 7 anos e pesar 25kg ou mais, já os gatos, podem ter entre 1 e 8 anos de idade e peso a partir dos 4,5kg.

Antes da doação, os animais passam por uma avaliação clínica e é feita uma anamnese. É tirada uma amostra de sangue, para análise preliminar que fica pronta em cerca de dois minutos. Estando tudo ok, a coleta de sangue para doação será realizada. Como uma contrapartida à doação, o laboratório Sanimvet, parceiro da campanha, vai realizar como cortesia exames completos do perfil sanguíneo de cada animal e os resultados serão enviados aos tutores no prazo máximo de 30 dias.

O procedimento, segundo Natália Gouvêa, médica veterinaria e CEO da AmarVet’s, leva entre 30 e 40 minutos. Após a coleta, assim como para humanos, há recomendações. “São cuidados simples”, comenta a veterinária, “Basicamente, o cão doador não pode praticar exercícios extenuantes por aproximadamente 5 dias. Quando dizemos isso, significa que ele não pode correr por 5 ou 10 km…passeios tranquilos, idas à praças e creche, não sofrem interferências após o procedimento”.

Natália também orienta os tutores a alguns cuidados especialmente nas primeiras 24 horas após a doação. A coleta é feita a partir da veia jugular, na região do pescoço do animal, por isso, cuidado com o uso de coleiras para que não façam atrito nesta área. Se não puder esperar ao menos um dia para um banho no cachorro, atenção na hora de lavar esta área para não esfregar. O ideal é deixar o pescoço livre por um dia!

A campanha Patinha Vermelha é organizada em uma parceira entre o AmarVet’s Hospital Veteriniário e o banco de sangue e laboratório SanimVet . “Ter um banco de sangue animal bem abastecido pode ser a diferença entre a vida e a morte para muitos de nossos queridos companheiros. Conscientizar-se sobre a doação de sangue animal é um ato de amor e solidariedade”, destaca Natália Gouvêa.

Campanha Patinha Vermelha – Doação de Sangue
AmarVet’s Hospital Veterinário
Av. Indianópolis, 962
Moema índios.
Sábado, 27 de julho, das 10h às 16h.
Tel/Whatsapp: (11) 5108-0092.
Para agilizar o processo, preencha o formulário de inscrição online (neste link)
Saiba mais em @patinhavermelha e @hospitalamarvets