Destaque no ballet mundial, Thiago Soares se apresenta em São Paulo

colagem de três fotos de Thiago Soares bailando
Três momentos do bailarino brasileiro Thiago Soares em Último Ato (Alessandro Marinho/ Cainã/divulgação)

Espetáculo de teatro e dança contemporânea ‘Último Ato’ volta a São Paulo para uma curta temporada de 02 a 18 de agosto no Teatro Unimed

O bailarino e coreografo Thiago Soares nasceu em São Gonçalo, região metropolitana do Rio, mas cresceu no bairro de Santa Isabel, um dos berços do samba naquela cidade. A dança surgiu cedo na vida do brasileiro, que no início da adolescencia ‘adotou’ o ballet clássico e aos 17 anos entrou para o corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Ele foi o Primeiro Bailarino do Royal Ballet de Londres por cerca de 10 anos, além de ter passagens por outros importantes grupos e recebido diversos prêmios.

O Último Ato estreou em 2023 em Portugal e fez uma turnê mundioal, passando inclusive por São Paulo. A volta à capital paulista será para três fins de semana de apresentação, com estreia nesta sexta, dia 02 de agosto no Teatro Unimed. Concebido para ser uma despedida do artista das turnês internacionais, o espetáculo tem não apenas a idealização de Thiago, como sua participação em praticamente todas as áreas da produção e execução.

Além de dirigir, coreografar e bailar, Thiago Soares também definiou o conceito da trilha sonora, criou os cenários e divide com Amir Slama a criação dos figurinos. Tendo passado dos 40 anos de idade, vivido diversas experiências, o multiartista escreveu um ‘Último Ato’ quase como uma autobiografia. “Revisitei o meu passado e busquei referências da minha trajetória para incluir nessa nova linguagem. É um espetáculo que convida o público a uma reflexão”, explica.

Dividem a história e o palco com ele, os bailarinos Gabriela Sisto, Gab Ribeiro, Tairine Barbosa e Paulo Cristo. As coreografias envolvem estilos bastante variados de dança, como balé clássico, hip hop, afrobeat, parkour, ritmos brasileiros e dança contemporânea. “Neste Último Ato, temos artistas brasileiros, com origem no samba, na dança urbana, até mesmo no frevo. É uma coletânea de informações de movimento que transcende o clássico, ainda sendo um espetáculo de ballet clássico”, comenta Thiago.

O espetáculo flerta com as despedidas e sugere possíveis caminhos nesta nova fase na carreira do artista. A apresentação tem forte interação com o público, que de alguma forma irá decidir o final! Para participar deste importante momento da carreira de Thiago Soares é preciso uma certa rapidez: os ingressos já estão à venda e alguns setores têm poucos lugares ainda disponíveis (checado no fechamento desta matéria, em 31.07.24).

Último Ato
Sextas e sábados, às 20h. Domingos, às 18h.
De 02 a 18 de agosto de 2024.
Duração: 90 minutos
Classificação: livre
Teatro Unimed
Al. Santos, 2159, Jardins
Ingressos a partir de R$75 (meia-entrada, balcão)
Vendas pela internet: www.sympla.com.br/teatrounimed

ATENÇÃO: Não será permitida a entrada na sala após o início do espetáculo, não havendo a devolução de valores ou troca de ingressos para outra data.

Ficha Técnica
Idealização e direção: Thiago Soares
Coreografias: Thiago Soares
Bailarinos: Thiago Soares, Gabriela Sisto, Gab Ribeiro, Tairine Barbosa e Paulo Cristo
Trilha sonora: conceito Thiago Soares
Sonoplastia: Luciana Soares
Projeção: Diogo
Iluminação: Maneco Quinderé
Cenário: Thiago Soares
Figurinos : Thiago Soares e Amir Slama
Produção: Levitar Produções
Assessoria jurídica Teatro Unimed: Carolina Simão
Gerente técnico Teatro Unimed: Reynold Itiki
Comunicação Teatro Unimed: Dayan Machado
Assessoria de Imprensa Teatro Unimed: Fernando Sant’ Ana
Realização: Teatro Unimed