Hospital São Paulo precisa de doação de leite humano

imagem de um frasco com rótulo indicando ser de leite humano, seguro por duas mãos usando luvas azuis, sobre uma superfície com protreção de toalha/tnt branco

Atendimento de crianças e bebês hospitalizados utiliza o insumo e os estoques de leite estão abaixo do volume necessário

Bancos de Leite Humano, ainda que não tão conhecidos como os Bancos de Sangue, também dependem de doações para garantir o insumo insubstituível que pode salvar vidas. Ainda que existam as famosas ‘fórmulas’, nada é tão poderoso quanto o leite de verdade, para bebês recém-nascidos e nos primeiros meses de vida. O Hospital São Paulo (HSP/UNIFESP) é um dos locais em que a doação pode ser feita. O leite excedente doado é usado para alimentar crianças e bebês internados na unidade, aqui na Vila Clementino, região de Moema.

Na última semana, a quantidade divulgada pelo Banco de Leite Humano do HSP era de apenas 50 litros de leite armazenados. Os responsáveis pelo departamento informam que o ideal seria ter sempre em torno de 135 litros. Com praticamente um terço da capacidade ‘em estoque’, o hospital não consegue manter a alimentação e o pleno atendimento dos bebês. Sem mais doadores eles terão o suficiente para atender a demanda por apenas mais 10 dias.

É importante frisar que nem todas as mães produzem leite suficiente para seus filhos. Quando as crianças estão internadas, além do que a própria mãe consegue fornecer, o hospital complementa com leite humano do banco. Mulheres que tem mais leite do que precisam, podem doar e estarão ajudando muito a outras mulheres e crianças. O HSP lembra que a amamentação é uma ação de extrema importância para a saúde e desenvolvimento de bebês, principalmente os prematuros, que estão no início da vida.

“O leite humano é imprescindível nos primeiros meses de vida, pois ajuda no desenvolvimento físico e cognitivo da criança, além de fortalecer a imunidade e propiciar o crescimento adequado. Segundo o Ministério da Saúde, o aleitamento materno reduz a taxa de mortalidade da criança até os cinco anos de idade. Portanto, a colaboração de mulheres que amamentam e possuem condições de doar é fundamental”, esclarece a coordenadora do BLH HSP/UNIFESP, Kelly Coca.

Para realizar doação no Hospital São Paulo é preciso:
•Ter leite excedente (no mínimo 200ml por semana);
•Não ter se vacinado contra a febre amarela nos últimos seis meses;
•Estar bem de saúde (sem doenças que contraindique a amamentação);
•Não ter recebido doação de sangue nos últimos 12 meses;
•Não fazer uso de medicamentos incompatíveis com amamentação;
•Ter o Cadastro Nacional de Saúde (SUS) e residir na área de abrangência do Hospital São Paulo.

Segundo divulgação do Ministério da Saúde, um (01) litro de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. Dependendo do peso do prematuro, 1 ml já é o suficiente para nutri-lo cada vez em que ele for alimentado. Os bebês que estão internados e não podem ser amamentados pelas próprias mães têm a chance de receber os benefícios do leite materno com a sua doação. Com ele, a criança se desenvolve com saúde, tem mais chances de recuperação e fica protegida de infecções, diarreias e alergias.

Banco de Leite Humano do Hospital São Paulo
Rua dos Otonis, 683 – Vila Clementino
Informações em https://aleitamento.unifesp.br/assistencia/blh/seja-uma-doadora
WhatsApp para doação: (11) 9404-42802

Você pode doar também:
Banco de Leite Humano do Hospital do Servidor Público Estadual
Rua Pedro de Toledo, 1.800 , 5º andar , Vila Clementino
Tel.: 11-4573-8172

Banco de Leite Humano do Hospital e Maternidade Santa Joana
Rua Dr. Eduardo Amaro, 157 , Paraíso
Tel.: 11-5080-6062
lactario@hmsj.com.br

Banco de Leite Humano Rede Dor São Luiz
Rua Dr. Alceu de Campos Rodrigues, 95 , Vila Nova Conceição
Tel.: 11-3040-9335

Mais endereços neste link: www.gov.br/doacao-de-leite/contatos-dos-bancos-de-leite-humano