Brasil conquista três medalhas no primeiro dia de Paris 2024

os três medalhistas na natação mostrando suas medalhas, em três fotos coladas lado a lado
Medalhistas no primeiro dia dos jogos, Phelipe Rodrigues, prata, Gabriel Araujo, ouro e Gabriel Bandeira, bronze. Fotos: Wander Roberto/CPB. @wanderimagem

Com ouro, prata e bronze em três diferentes provas masculinas da natação, encerrou a quinta-feira na sétima posição no quadro de medalhas

Porta bandeira na quarta e medalhista de ouro na quinta: assim começou a Paralimpíada para o nadador brasileiro Gabriel Araujo. O atleta teve um ‘esquema’ especial para sair mais cedo da cerimônia de abertura, garantindo um descanso antes de entrar na piscina para os 100m Costas S2, a primeira das três provas que irá nadar. E valeu a pena! Os outros dois medalhistas do dia foram Phelipe Rodrigues com a prata nos 50m Livre S10 e Gabriel Bandeiras nos 100m Borboleta S14. As competições de natação seguem nesta sexta, a partir das 4h30 (horário de Brasília).

Neste primeiro dia de competições, além das três medalhas conquistadas pelo Brasil, nossos atletas ainda tiveram importantes marcas. O tênis de mesa já tem uma medalha garantida: a dupla feminina WD5 (cadeirantes) formadas pelas paulistas Joyce Oliveira e Cátia Oliveira, garantiu ao menos o bronze, ao vencer por 3 sets a zero as egípcias Fawsia Elshamy e Ola Soliman. Elas disputam a semifinal contra uma dupla sulcoreana às 7h (Brasília) nesta sexta, dia 30. Se passarem, voltam a jogar pelo ouro às 16h. Caso não avancem, já tem o bronze garantido. Outras duas duplas brasileiras seguem na competição do tenis de mesa, jogando as quartas-de-final nesta sexta, na mesma classe XD17, com um jogo previsto para às 5h e outro às 6h.

No goalball, o Brasil estreou com vitória no goalball masculino contra a França por 8 a 5 e com um empate no feminino, contra a Turquia, atual campeã mundial, em 3 a 3. As duas equipes voltam à quadra para jogos do masculino contra os Estados Unidos às 4h e no feminino contra Israel às 5h30. No volei sentado, as meninas do Brasil venceram Ruanda por três sets a zero. A estreia do masculino será nesta sexta, às 13h, contra a Alemanha. No tiro com arco, as provas de quinta foram classificatórias e sexta começam as disputas eliminatórias com dois brasileiros competindo.

No remo, a brasileira Cláudia dos Santos ficou em terceiro em sua bateria e vai para a repescagem nesta sexta. Uma dupla e um quarteto mistos do Brasil entram na raia nesta sexta para suas primeiras provas. Os atletas brasileiros iniciaram a fase de grupos do Badmington com derrotas nos três confrontos do dia. No Taekondo, gaúcha Maria Eduarda Stumpf foi eliminada na categoria até 52kg, tendo perdido a primeira luta para a iraniana Zahra Rahimi e na repescagem, por 8 a 6, para a turca Meryem Cavdar.

Nesta sexta os brasileiros têm mais chances de medalha na natação e a certeza de uma medalha no tênis de mesa. Acontece também a estreia dos brasileiros no tênis em cadeira de rodas às 7h e no tiro, às 8h30.
Algumas das competições tem transmissão pela televisão e pelo GE.com. O canal de youtube do Comitê Paralímpico Internacional também transmite os jogos, em inglês.

Para consultar todos os horários, quadro de medalhas e outros destaques, acesse o site do jogos em https://olympics.com/en/paris-2024/paralympic-games/medals