Resumo Paralímpico da sexta, dia 30 de agosto!

carol moura mostra a medalha de ouro.
Ouro inédito de Carol Moura no Taekwondo . Foto: Silvio Avila/CPB. @silvioavila_photo

Todos os atletas brasileiros brilharam nos jogos e falando em resultados, entre as 10 medalhas do dia tivemos um recorde no atletismo e uma medalha inédita do Taekondo

A sexta, 30 de agosto foi cheia de emoções e quem teve oportunidade de, no Brasil, passar horas em frente à televisão, viu o brilho de nossos atletas. A chuva que caiu durante o início do atletismo seguramente prejudicou um pouco a competição, mas à tarde e noite, em Paris, foram muitas medalhas. Só no atletismo o Brasil conquistou mais três ouros e dois bronzes.

No atletismo, começamos o dia com o pódio duplo nos 5.000m na classe T11, com o ouro de Júlio César Agripino, que ainda bateu o recorde mundial e o bronze de Yeltsin Jacques. Depois vieram dois ouros na sequencia nos 100m rasos, categorias T37, com Ricardo Mendonça e T47 com Petrúcio Santos. O segundo bronze do atletismo chegou após o fechamento do programa com Giovanna Gonçalves que subiu para o terceiro lugar com a desclassificação de uma das medalhistas no lançamento de club (uma espécie de ‘bastão’, parecido com um pino de boliche).

No Taekwondo foram três semifinais e dois pódios, com uma medalha de ouro inédita para o país e uma de bronze. A mineira Ana Carolina Moura, estreante em Jogos Paralímpicos, ganhou o ouro contra a francesa Djelika Diallo na categoria até 65kg. A paraibana Silvana Fernandes conquistou a medalha de bronze na categoria até 57kg, derrotando a cazaque Kamiyla Dosmalova por 28 a 3 na disputa pelo terceiro lugar. Outro bronze poderia ter chegado com o paulista Nathan Torquato, da categoria até 63kg, mas ele não disputou a medalha por ter se lesionado semifinal.

A natação deu ao Brasil mais duas medalhas de bronze, com Talisson Glock, nos 200m medley, da classe S6 (limitações físico-motoras) e no revezamento 4x50m livre misto 20 pontos (em que a classe dos quatro atletas participantes deve ter essa soma numérica). O tênis de mesa trouxe mais um bronze para o Brasil e tem outros dois pódios garantidos. A dupla formada por Cátia Oliveira e Joyce Oliveira não passou pelas sul-coreanas nas semifinais das duplas femininas WD5, e ficou com o bronze. As medalhas garantidas serão das duplas formadas por Claudio Massad e Luiz Manara, MD18 e por Bruna Alexandre e Dani Rauen, na WD20.

Acompanhe também pelo Instagram @moema.e.regiao/ O resumo dos dias anteriores podem ser lidos neste link.