Djamila Ribeiro funda espaço de apoio a mulheres em Moema

Djamila Ribeiro, mulher negra de cabelo longo trançado, posa em frente ao espaço feminismos plurais, uma casa de tijolinhos aparente de uma grande janela de vidro com o nome ravado no vidro.
(reprodução Instagram @feminismos.plurais)

Espaço Feminismos Plurais, fundado pela filósofa, inicia grupo de terapia quinzenal gratuito para mulheres

A Jornada do Sentir inicia uma nova etapa no próximo dia 14 de setembro, sábado, no Espaço Feminismos Plurais, fundado pela ativista e filósofa Djamila Ribeiro, aqui em Moema. Será um grupo de terapia quinzenal, gratuito, conduzido por Marília Salles, terapeuta de Saberes Femininos Aplicados. O grupo gratuito tem intuito de democratizar o acesso ao suporte emocional para todas as mulheres, especialmente as de baixa renda.

O simbolismo do local em que o Espaço Feminismos Plurais está, reflete seu objetivo. “A casa em Moema foi cuidadosamente projetada para desmistificar a ideia de que espaços destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade não podem estar em bairros nobres, ou que essas mulheres não merecem o melhor. A arquitetura e o design também desempenham um papel fundamental na forma como as pessoas se sentem acolhidas”, comenta Djamila Ribeiro.

Mulheres de baixa renda enfrentam grandes desafios relacionados ao adoecimento mental e ao acesso a terapias, conforme revela o relatório Panorama da Saúde Mental, uma parceria do Instituto Cactus com a AtlasIntel. Marília Salles acredita que os grupos quinzenais gratuitos poderão ser uma forma ajudar as mulheres a se conectarem consigo mesmas, compreendendo suas emoções e reações. As sessões são gratuitas, abertas e independentes, permitindo a participação em qualquer momento.

O atendimento é exclusivamente para mulheres maiores de 18 anos, baseado em sabedorias ancestrais e práticas naturais, utilizando ervas, florais, cristais, oráculos, meditações, exercícios de respiração, artes visuais, dança e auto-observação. “A proposta da jornada parte de um processo de se conectar com nossos sentidos e essa meditação, em contraponto com nosso dia-a-dia corrido, já oferece uma mudança de estado mental em si”, comenta Marília. “A partir daí vamos aprofundando por meio da arte, da filosofia e das trocas com o grupo”, completa.

Jornada do Sentir
Aberta à mulheres com mais de 18 anos
Encontros aos sábados, quinzenalmente, com 3 horas de duração.
De 14/09 a 07/12, das 9h às 12h.
Fechamento na sexta, 13/12, das 18h às 22h.
Al dos Chibarás, 666, Moema índios
Inscrições pelo WhatsApp (11) 99894-2218

Espaço Feminismos Plurais – Fundado pela filósofa, escritora e ativista feminista Djamila Ribeiro em maio de 2022, o Espaço Feminismos Plurais acolhe gratuitamente mulheres em situação de vulnerabilidade social, oferecendo atendimento psicológico, suporte jurídico, terapêutico, odontológico, além de educação e desenvolvimento profissional. Localizado em um edifício de quatro andares na Alameda Chibarás, 666, em Moema – a 900 metros da estação Moema do metrô –, o Espaço Feminismos Plurais é totalmente acessível, com elevador e banheiros adaptados, além de um espaço acolhedor para mães e crianças. Com uma equipe técnica multidisciplinar, o projeto é liderado pelo diretor administrativo Maurício Rocha, a terapeuta holística Marília Salles e a atendente Vanessa Alexandre, sob a direção geral de Djamila Ribeiro.