“Despertando a Sociedade para a Saúde do Cérebro”

em um teatro com a plateia cheia, visto do fundo para o palco, uma mulher sobre ele fala ao microfone;
(reprodução/frame/youtube)

Evento gratuito organizado pelo SUPERA e Associação Brasileira de Gerontologia debate a prevenção de demências e o envelhecimento saudável

O evento “Despertando a Sociedade para a Saúde do Cérebro” acontece no próximo sábado, dia 14 de setembro no Teatro Gazeta, na avenida Paulista. Esta será a sexta edição do encontro que faz parte das atividades relacionadas ao Setembro Lilás, mês de conscientização à Doença de Alzheimer. Durante uma manhã inteira, profissionais da área de saúde, educação e direito irão debater temas relacionados ao envelhecimento saudável. O evento pode ser acompanhado presencialmente ou de forma virtual pelo Youtube (link de inscrições abaixo).

O mês de setembro, assim como os demais meses do ano, tem alguns temas destacados para maior atenção. No Brasil e em outros países, ele é o mês de sensibilização e Conscientização da Doença de Alzheimer, instituído pela Alzheimer’s Disease International (ADI) e entidades locais, como a Associação Brasileira de Gerontologia (ABG), aqui no Brasil. Pesquisadores em diversas áreas do conhecimento são convidados a refletir em conjunto, com um olhar integral, sobre a promoção do envelhecimento ativo e saudável e a saúde mental.

Para o evento deste sábado, o SUPERA e a ABG convidam diversos profissionais para falar a um público interessado no tema, tanto profissionalmente como pessoalmente. O objetivo é disseminar informações sobre um estilo de vida saudável e ativo para todas as idades, que permita uma qualidade de vida até a maturidade. As palestras irão abordar temas como algumas causas da Doença de Alzheimer, os avanços na ciência sobre este tema e os possíveis tratamentos, além de desmistificar algumas crenças que se tem a respeito.

Entre os palestrantes estão a Dra. Jerusa Smid, Médica Neurologista GNCC-HC-FMUSP, o Dr. Leandro Minozzo, Médico Geriatra da FEEVALE, a advogada Alexsandra Manoel Garcia, e as professoras e pesquisadoras Mônica Yassuda e Thais Bento Lima, da EACH-USP. Os moderadores do evento serão o Diretor do SUPERA Online e organizador do evento Luiz Carlos de Moraes e a jornalista Lilian Liang.

A profa. dra. Thais Bento Lima, gerontóloga e parceira científica do SUPERA – Ginástica para o Cérebro alerta que boa parte das pessoas não têm consciência de sua condição demencial e esses números tendem a aumentar. “Com o aumento da incidência de declínio cognitivo no Brasil, é cada vez mais necessário serviços e profissionais especializados em demências para que pacientes, cuidadores familiares e cuidadores formais possam ter maior qualidade de vida e suporte para lidar com o avanço do quadro clínico da doença”, afirma.

Despertando a Sociedade para a Saúde do Cérebro
Sábado, 14 de setembro
Das 8h30 às 12h
Teatro Gazeta
Av. Paulista, 900
Inscrições gratuitas e informações detalhadas neste link
Saiba mais sobre o método Supera, neste link.

Despertando a Sociedade para a Saúde do Cérebro é organizado pelo SUPERA – Ginástica para o Cérebro e Associação Brasileira de Gerontologia (ABG). O evento tem apoio da Prefeitura de São Paulo, Gaialzheimer, Federação Brasileira das Associações de Alzheimer (Febraz), Associação dos Bolsistas Jica (ABJICA), Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) e Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz). Patrocínio de Biolab, Tena, Knight, Grupo Boticário, Senior Concierge e Duarte Cuidadores.

Leia também: Ginástica para o cérebro atrai público 60+ em Moema