Artigo: Deficiência Intelectual, dificuldades e caminhos*

imagem das mãos de uma pessoa, aparentemente um homem adulto, escrevendo à caneta em algumas folhas, são vists as mãos e parte dos braços com camisa de mangalonga azul clara. a mão direira escreve com a caneta e a esquerda está apoiada segurando os papéis.
imagem free-photos/pixabay
por Silvia Rossetto

A ONG A Alternativa completa no próximo sábado, dia 21 de setembro, 40 anos de fundação, como uma opção de trabalho realizador para jovens, adultos e idosos com deficiêcia intelectual.

Imagine-se com uma grande dificuldade de aprendizado em algumas áreas específicas. Se você não conseguisse aprender a decodificar estes símbolos tão estranhos dispostos lado a lado em um papel, ou na tela de um computador… E alguém ao seu lado, olha para este mesmo pedaço de papel ou imagem na tela e rapidamente sorri, ou fica sério… e começa a inserir mais símbolos… Se você tem apenas 4 ou 5 anos de idade, você pensa: logo vou aprender a ler e escrever. Mas e se você já tem 40, 50 anos?

Imagine se você anda na rua prestando atenção a cada passo para não tropeçar e cada vez que cruza um pequeno arbusto, ou vê uma formiguinha carregando uma folha, interrompe sua caminhada e se perde em pensamentos junto com aquela cena da natureza. Se você é uma criança de 4 ou 5 anos, sua mãe ou pai, ou o adulto que está com você faz algum comentário e logo te guia novamente para a caminhada. Mas e se você tem 40 ou 50 anos?

São duas situações práticas muito comuns entre várias pessoas que têm algum tipo de deficiência intelectual. Nem todos passam por situações como estas, mas todos têm alguma dificuldade, em alguma área específica, não comum entre indivíduos de sua idade. São estas ‘pequenas’ coisas que muitas vezes impedem ou dificultam que uma pessoa com um grau médio ou elevado de deficiência intelectual possa ingressar no mercado formal de trabalho. Muitas vezes, por falta de conhecimento, as capacidades são ignoradas e o foco se fixa nas dificuldades do indivíduo.

E é por isso que é tão importante que pessoas com uma deficiencia intelectual significativa tenham uma atenção especial, um local de trabalho, que compreenda suas dificuldades e caminhos. Este é o significado de uma oficina abrigada de trabalho, como A Alternativa. É um local em que pessoas com deficiência intelectual encontram um ambiente acolhedor, em que podem se sentir seguras para realizar seu trabalho no seu tempo. Em que podem ser protagonistas e criar, não apenas repetir.

O ambiente de trabalho na Alternativa é abrigado, protegido, de um mundo que nos exige entender rapidamente o que se fala, o que se delega. Lá as regras e exigências são claras, afinal é um ambiente de trabalho. Mas cada um é respeitado em suas limitações e orientado de forma particular para que desenvolva suas aptidões e se desenvolva pessoalmente seus caminhos.

Na Alternativa há artesãos que não conseguem falar e outros que sabem ler e escrever. Há artesãos que tem dificuldades motoras sérias, mas uma motricidade fina invejável. Cada indivíduo é respeitado e valorizado por suas capacidades e cada um deles possui capacidades a se valorizar. Isso é que torna o trabalho na Alternativa, realizador para os artesãos, promotor de uma autoestima, e, ainda mais, para a equipe técnica e para os voluntários. Durante anos acompanhei de perto esse trabalho, indo pessoalmente registrar seu cotidiano, testemunhando a evolução de muitos eles e aprendendo a respeitar o tempo de cada um.

A Alternativa vai completar 40 anos no dia 21 de setembro de 2024. É uma instituição filantrópica sem fins lucrativos, com certificado de utilidade pública federal. Apesar das quatro décadas de trabalho sério, ela depende de doações para se manter e o volume de doações caiu bastante, desde o período da pandemia. A Alternativa precisa de ajuda para se manter. Para saber mais, faça uma visita ou acesse o site (www.alternativa.org.br) ou as redes sociais da ONG (@aalternativaong).

Sobre a autora: Silvia Rossetto é jornalista responsável pelo site Moema e Região, além de professora e assessora de imprensa. Acompanha a ONG A Alternativa desde sua fundação, tendo sido voluntária na ONG, em eventos, comunicação e mídias sociais, por cerca de duas décadas.

* O artigo original Dificuldades e Caminhos foi publicado no LinkedIn, em 2015, e repostado em uma primeira atualização aqui mesmo em Moema e Região, em 2021 (neste link). De lá para cá as ‘dificuldades e caminhos’ da Alternativa, se mantém, assim como seu trabalho de excelência e necessidade de apoio!

A sessão de artigos é publicada às segundas-feiras, com textos de colunistas convidados, são publicados tanto artigos de opinião, como literários. Seu conteudo é de total responsabilidade dos autores e pode não refletir o posicionamento do site. Encontre mais artigos publicados neste link.