Outubro Rosa: corte gratuito para doadores de cabelo em Moema

imagem das mãos de um cabelereiro cortando com esoura uma longa mecha de um cabelo liso ruivo.
imagem: KatarzynaBialasiewicz de Getty Images Pro Canva

Salão de Beleza Studio A, em Moema Pássaros, realiza há anos uma campanha especial no mês de outubro (rosa!). Sob comando de uma profissional da área, que também é enfermeira, o salão promove uma corrente do bem: todo cliente que quiser doar seu cabelo não paga pelo corte. A dinâmica é muito simples: basta agendar o corte para qualquer horário, com qualquer dos profissionais do salão e deixar que suas mechas de no mínimo 15 cm de comprimento sejam guardadas e encaminhadas para ONGs que produzem perucas.

A campanha do Outubro Rosa é realizada todos os anos em diversos países do mundo. Ela surgiu nos Estados Unidos, na década de 1990, para ampliar o conhecimento sobre o câncer de mama e colo do útero, esclarecendo a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. O laço rosa foi criado pela Fundação Susan G. Komen nos EUA e adotado mundialmente. No Brasil, a campanha começou a ser realizada há pouco mais de 20 anos e instituída oficialmente, por lei federal em 2018. O poder público é incentivado a realizar ações de conscientização, prevenção e diagnóstico precoce da doença.

A queda de cabelos, inevitável para quem passa por um tratamento quimioterápico, pode ser encarada de uma forma tranquila por uma parte das mulheres, mas também pode ser considerada um fardo. Não são todas as mulheres que se sentem bem sem ter cabelos – nem precisam se sentir – e aí pode começar mais um problema. O custo das perucas é muitas vezes impossível de ser pago pela paciente. A partir desta constatação, começaram a surgir no Brasil algumas organizações que captam cabelos e produzem perucas para distribuição gratuita.

A doação de cabelos, por mais simples e ‘indolor’ que possa parecer, ainda é pouco conhecida e praticada no Brasil. Além disso, nem todos homens ou mulheres, que tenham cabelos longos, têm vontade de fazer um corte ‘quase radical’. Para a confecção das perucas é preciso que as mechas doadas tenham no mínimo 15cm de comprimento. Para dar um incentivo a seus clientes, ao longo do Outubro Rosa, quem fizer um corte e doar suas mechas não irá pagar pelo serviço. Não é preciso realizar qualquer outro serviço no salão e os cortes podem ser agendados no horário de preferencia do cliente.

No Studio A trabalham atualmente 5 cabelereiros e os cortes solidários podem ser agendados com qualquer um dos profissionais. Quem estiver com os cabelos limpos, prontos para o corte, não precisa realizar outro serviço a menos que queira. A campanha de doação é feita todos os anos, do dia 1º ao dia 31 de outubro. Existem algumas associações que produzem perucas no Brasil, as doações feitas no Studio A vão para o Cabelegria (@cabelegria). Quem tiver feito o corte em outro lugar pode deixar seus cabelos no salão, também, para serem entregues. Eles precisam estar presos como em um ‘rabo de cavalo’.

Corte de Cabelo Solidário – Studio A
Av. Sabiá,
De terça a sábado, das 8h às 18h.
Agendamento
O cabelo doado deve ter comprimento mínimo de 15cm.
Instagram: @studioamoema

Quem quiser levar seu cabelo já cortado ao salão para fazer a doação, pode fazê-lo. A mecha deve estar presa com um elástico e ere pelo menos 15cm. Podem ser doados cabelos com química ou coloração. Eles devem estar limpos e secos.

Para conhecer a Lei que instituiu o Outubro Rosa no Brasil, acesse Lei nº 13773.