Fagner completa 75 anos de idade

foto do cantor fagner em close, com um violão, sorrindo para a foto
(reprodução web)

Artista cearense, conhecido pela voz bastante característica, é autor de trilhas inesquecíveis de muitas novelas, além de músicas que embalaram a vida de várias gerações de brasileiros.

Ele é um dos grandes talentos da música popular brasileira, com diversas parcerias com cantores de peso da musica latinoamericana. Raimundo Fagner que completa 75 anos neste domingo, apareceu nacionalmente para o publico aos 21 anos, quando era estudante de arquitetura em Brasília! Ele venceu concursos musicais e se projetou para o publico brasileiro. Sua trajetória musical no estado natal, o Ceará, no entanto, já havia começado bem antes.

Nascido em Orós, então distrito da cidade de Icó, a 350km da capital Fortaleza, Fagner começou a cantar ainda criança e até venceu concursos infantís. Na adolescência, participou de alguns grupos e começou a compor. Participou de festivais de música no Ceará e foi convidado a cantar em programas de televisão locais. Ainda em seu estado natal ficou amigo e fez parcerias com outros artistas, como Belchior e Ednardo.

Nos 75 anos de Fagner, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) preparou os tradicionais rankings de músicas mais tocadas e de músicas mais regravadas do artista. É interessante que Mucuripe, música que que compôs em parceria com Belchior, vencedora do Festival de Música Popular do Centro de Estudos Universitários de Brasília em 1970, figure como a mais regravada de sua autoria e seja a quinta mais tocada nos último cinco anos, dentro de todo o seu repertório cadastrado de mais de 900 canções.

É curioso que a música Noturno (coração alado) não figure em nenhum dos dois levantamentos entre ‘as dez mais’. Outra curiosidade é que as parcerias são o grande destaque de Fagner, já em cada um dos rankings há apenas uma de autoria exclusiva do compositor. que apenas uma canção Entre as mais tocadas, é o caso de Pensamento, em nono lugar entre as mais tocadas, e Fracasso, que divide a sexta posição entre as mais regravadas.

Entre os intérpretes que mais gravaram as canções de Fagner, o primeiro lugar ficou com Zeca Baleiro. Logo em seguida, Amelinha ficou na segunda colocação e Zé Ramalho em terceiro.

Veja abaixo o resultado completo do levantamento do ECAD a respeito das músicas do cantor e compositor Fagner, em seus 75 anos de idade!

Ranking das 10 músicas de Fagner mais tocadas oficialmente em público nos últimos 5 anos no Brasil:

PosiçãoMúsicaAutores
1CanteirosCecilia Meirelles / Fagner
2RetrovisorFausto Nilo / Fagner
3FanatismoFlorbela Espanca / Fagner
4Jardim dos animaisFausto Nilo / Fagner
5MucuripeBelchior / Fagner
6DezembrosFausto Nilo / Zeca Baleiro / Fagner
7Amor escondidoAbel Silva / Fagner
8Postal de amorFausto Nilo / Ricardo Bezerra / Fagner
9PensamentoFagner
10AnsiedadeFausto Nilo / Chelique Sarabia / Fagner

Ranking das 10 músicas de autoria de Fagner mais regravadas:

PosiçãoMúsicaAutores
1MucuripeBelchior / Fagner
2Jardim dos animaisFausto Nilo / Fagner
3RetrovisorFausto Nilo / Fagner
CanteirosCecilia Meirelles / Fagner
4FanatismoFlorbela Espanca / Fagner
5Cavalo ferroRicardo Bezerra / Fagner
6FracassoFagner
Noves foraBelchior / Fagner
Postal de amorFausto Nilo / Ricardo Bezerra / Fagner
7Traduzir-seFerreira Goullar / Fagner
8Asa partidaAbel Silva / Fagner
9AnsiedadeFausto Nilo / Chelique Sarabia / Fagner
Moto 1Belchior / Fagner
Astro vagabundoFausto Nilo / Fagner
10O leãoVinicius De Moraes / Fagner
DezembrosFausto Nilo / Zeca Baleiro / Fagner