Cinema infantil: Perfekta: Uma Aventura da Escola de Gênios

cena de Perfekta com a personagem Nano olhando para grandes paineis virtuais em sua sala de trabalho.
Nano, menina que mora em Perfekta, em seu laboratório pessoal. (imagem divulgação)

Estreia nesta quinta, dia 17, o longa que mata as saudades da série de sucesso, com muita ação, ciência e tecnologia, e faz refletir sobre as relações humanas e dificuldades da pré-adolescencia.

Chega às telonas nesta quinta, 17 de outubro, o longa infantil de ficção científica “Perfekta: Uma Aventura da Escola de Gênios“. Para quem acompanhou a série Escola de Gênios, a história pode ser considerada como um capítulo de ‘continuação’, o que todos que amam uma série sempre querem ver. Mas mesmo quem nunca assistiu a um dos episódios deste sucesso do Gloob, que teve seis temporadas entre 2018 e 2022, vai gostar muito, já que é uma história completa, que explica sua origem sempre que preciso.

O longa tem roteiro original, que mistura referências à ciência, um pouco de futurismo e muita aventura, com a condução principal do elenco infantojunvenil. Foram aproveitados recursos de tecnologia para montar cenários e a ambientação de situações vividas pelos personagens. A maior parte da trama passada neste lugar fantástico, criado com painéis de leds e cenários virtuais que acompanham os movimentos dos atores. O filme é dirigido por João Daniel Tikhomiroff, com roteiro de Ângela Fabri, criadora da série, e David França Mendes, trilha original de Diogo Poças.

A aventura se inicia com uma ‘live‘ da Escola de Gênios, em que três jovens alunos Isa (Sophia Rosa), Tom (Enzo Ignácio) e Linus (Murilo Gricolo), se conectam não apenas com crianças comuns que os assistem, mas também com ex-alunos da escola, já formados. O trio se vê em uma grande dificuldade e percebem que apenas uma pessoa no mundo poderia ajudá-los. É ai que eles partem para o Laboratório Perfekta, um lugar desconhecido em que vive recluso um dos primeiros estudantes da Escola, o cientista Édison Thomas (Rômulo Estrela).

Perfekta é um mundo isolado, em que apenas dois humanos vivem: o cientista e sua filha Nano (Ana Carolina Leite), acompanhados de dezenas de androides de última geração, réplicas de grandes nomes da ciência e da cultura, como Isaac Newton (Roberto Birindelli), Beethoven (Daniel Dantas), Machado de Assis (Heraldo Firmino), Nikola Tesla (Hugo Gallo) e até Santos Dumont (Marcos Lanza). O roteiro do filme dentro do contexto, de forma leve, as contribuições para a humanidade destes gênios, o que desperta a memória das crianças maiores e a curiosidade dos pequenos.

O longa traz ainda a volta de três personagens já conhecidos pelo público da série, com o papel de ex-alunos formados Escola de Gênios: Isaac (Kaik Pereira Francisco), Loma (Stella Camargo), e Tesla (Julia Ramos Mendes). “Perfekta: Uma Aventura da Escola de Gênios” é o primeiro filme nacional que utiliza a tecnologia de virtual production em LEDs Unreal, utilizada em games e em Hollywood. A aventura estará em cartaz nos cinemas de todo o pais a partir desta quinta, dia 17 de outubro. A classificação, claro, é livre.

SINOPSE
Os jovens gênios Isa (Sophia Rosa), Tom (Enzo Ignácio) e Linus (Murilo Gricolo) precisam salvar a memória de Einstein, um antigo robô da escola. Para isso, eles vão contar com a ajuda de um misterioso cientista, Édison (Romulo Estrela), que vive isolado no Laboratório Perfekta, um lugar habitado por androides de última geração inspirados em grandes gênios da humanidade, como Isaac Newton (Roberto Birindelli) e Sophie Germain (Bárbara Coura). Após um incidente durante um upgrade, Einstein torna-se perigoso e assume o controle de Perfekta. Agora, os três jovens precisam enfrentar os androides e reconquistar a confiança do robô Einstein, nesta emocionante aventura de ficção científica, repleta de ciência e tecnologia.

ELENCO
Romulo Estrela (Édison Thomas)
Murilo Gricolo (Linus)
Ana Carolina Leite (Nano)
Enzo Ignácio (Tom)
Sophia Rosa (Isa)
Stella Camargo (Loma)
Julia Ramos Mendes (Tesla)
Kaik Pereira (Isaac)
Daniel Dantas (Beethoven)
Roberto Birindelli (Isaac Newton)
Bárbara Coura (Sophie Germain)
Hugo Gallo (Nikola Tesla)
Marcos Lanza (Santos Dumont)
Dudda Olive (Alice Ball)
Heraldo Firmino (Machado de Assis)

FICHA TÉCNICA
Direção: João Daniel Tikhomiroff
Roteiro: Angela Fabri e David França Mendes
Direção de Fotografia: Hugo Takeuchi
Produtora Executiva: Adriana Marques
Produtor de VFX: Hugo Gurgel
Direção de Arte: Jenny Schauff
Montagem: Leticia Giffoni
Figurino: Bartira Davis E Elaine Marinho
Técnico de Som: Fábio Henrique
Direção de Produção: Zé Eduardo Jordão
Trilha Original: Diogo Poças – PlugIn
Produção: Mixer Films
Produtora Associada: Rosane Svartman
Coprodução: Globo Filmes e Gloob
Incentivo Fundo Setorial do Audiovisual / Ancine / BRDE / Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro
Distribuição Imagem Filmes