Moema tem dezenas de locais para se aproveitar a comemoração, de fest food a restaurante tradicional, passando pelos diversos supermercados que produzem e vendem bandejinhas de sushi
Como vários pratos milenares, o sushi também tem sua origem incerta, mas é fato, que seja qual for a história por trás desse ‘bolinho de arroz com peixe’, ele ganhou o paladar de milhões de pessoas pelo mundo. O bairro de Moema está cheio de locais para ‘comemorar’ o Dia Internacional do Sushi. Andando pelas ruas da região, dos dois lados da Ibirapuera, há diversas opções, desde os menores como o simpático Oyoi Sushi Lounge, na esquina da Alameda Inhambu com a Avenida Jacutinga, até o requintado Djapa, na rua Gaivota com Agami, passando por tantos outros.
A comida japonesa no Brasil, e especialmente em São Paulo, cidade com uma das maiores colônias niponicas fora do Japão, beira o título de ‘paixão nacional’. Entre os inumeros pratos, quentes ou frios, está o homenageado de hoje, talvez o mais consumido dentre a gama de opções desta culinária. Mesmo alguns dos mais fanáticos pela culinária japonesa podem não saber, mas a definição clássica de Sushi é que ele é tudo aquilo que leva arroz, alga e peixe! Sim, o Temaki, portanto, é tecnicamente um sushi! E por esta definição, os pequenos rolinhos vegetarianos, que tem apenas arroz, manga e vegetais, além da alga, não seriam deste grupo, uma vez que não incluem peixe!
O Dia Internacional do Sushi é comemorado há mais de 50 anos em seu país de origem e surgiu como uma promoção da Federação Nacional das Associações do Sushi no Japão. Naquela época, não existiam tantas variações, mas conforme se espalhou pelo mundo, ele ganhou novas versões, como os sushis com cream cheese, com manga e até a versão empanada: o hot roll, inventado na Califórnia. Os restaurantes japoneses em São Paulo vão desde os mais tradicionais, especialmente no bairro da Liberdade, até os super descolados. Em Moema um dia é muito pouco para provar todas as opções oferecidas!
Veja três exemplos bem diferentes um do outro, de locais para celebrar o Dia Internacional do Sushi, em nossa região
Fast food Mei Mei
Para quem gosta de montar seu próprio prato japonês, o buffet do fast food Mei Mei – no piso Jurupis do Shopping Ibirapuera – pode ser uma boa sugestão. Entre as opções, estão as variedades na foto que ilustra esta matéria, entre mais de 30 tipos de sushis, como niguiris, hot rolls, hossomakis, uramakis e jyos. O buffet também tem opções quentes como rolinho primavera, yakissoba e frango xadrez.
Oyoi Sushi Lounge
Um lugar especial para quem gosta de provar as iguarias japonesas ao lado de seu ‘melhor amigo’. Este é um dos restaurantes ‘pet friendly de verdade‘ que temos no bairro. Nas mesinhas do varanda é bem comum encontrar clientes com seus dogs e mesmo o simpático Theo, mascote do Oyoi! A casa abre de terça a domingo para almoço e jantar, e faz entregas em um raio de até 7km.
Djapa
Esta é uma das melhores opções para quem gosta de um rodízio clássico e, ao mesmo tempo, contemporâneo. No lado clássico, os garçons passam pelas mesas com bandejas oferecendo os diversos tipos de sushis e até ostras e existem ainda alguns itens disponíveis ‘sob’ demanda, que podem ser pedidos a qualquer hora. Os clientes tem a opção de sinalizar com as ‘bolachas’ verde e vermelha se quiserem interromper o serviço, ou seguir com ele. Neste rodízio as sobremesas estão incluídas!
MeiMei
Shopping Ibirapuera, piso Jurupis, praça de alimentação
Oyoi
Rua Inhambu, 687, esquina da Av. Jacutinga
Veja mais em @oyoimoema
Djapa
Rua Gaivota, 168, esquina da R. Agami
Veja mais em @djapa_moema_oficial