Já está acontecendo o SP Food Film Fest 2024, com exibição de filmes seguidas de degustação, no CCSP e no Reserva Cultural, na Paulista
Esta é a terceira edição do SP Food Film Fest, um festival de cinema que ressalta para o público os sabores dos filmes assistidos, valorizando a gastronomia em cada um deles. Há filmes diretamente ligados ao tema, em que as comidas são quase protagonistas, e outros em que elas estão em um pano de fundo, com uma presença importante, mas discreta. Este ano, as exibições acontecem em dois endereços: o CCSP, na rua Vergueiro e o Reserva Cultural, na Paulista.
Alguns filmes terão audio descrição e closed caption (veja nos links abaixo a programação). Além de chefs renomados o evento também terá a participação dos alunos do projeto Chef Aprendiz. Eles irão preparar degustações de, entre outros, um carbonara após a exibição do filme O Jantar (Itália/1998), amanhã (05) no CCSP, às 19h, e no Reserva Cultural, um ceviche, após o filme Pachacútec – A Escola Improvável (Peru/EUA/2023), quarta (06) às 18h e um cuscuz marroquino em O Segredo do Grão (França/Tunísia/2007), sábado (09), às 15h.
É possível se programar para assistir ao brasileiro “Estômago 2 – o poderoso chef“ (Brasil/2024). O filme é uma continuação do primeiro, de 2007, com os protagonistas Raimundo Nonato (João Miguel), agora chef dos chefs na prisão e o veterano líder dos detentos Etcétera (Paulo Miklos) e um novo presidiário, mafioso italiano (Nicola Siri). A exibição sexta, dia 08, às 17h, no Reserva Cultural terá audio descrição (com o app Movie Reading) e degustação de capeletti de queijo com o chef Gui Cardadeiro.
Outro destaque, também com audio descrição no Reserva Cultural é “A Viúva Clicquot – A Mulher que Formou um Império“, uma co-produção EUA, Reino Unido e França, baseado no livro de mesmo nome. Ele conta a história de Barbe-Nicole Ponsardin, a viúva de 27 anos que, após a morte prematura do marido, desrespeita as convenções legais e assume os negócios de vinho que mantinham juntos, se tornando uma das primeiras empresárias do ramo no mundo. A exibição será quinta, dia 07, às 20h20, com degustação de espumante na sequencia, em parceria com Confraria dos Bacanas.
O festival tem a estreia na América Latina do espanhol “Esperando Dali” (2023), de David Pujol, sexta às 19h no CCSP e sábado às 20h30 no Reserva Cultural. A comédia romantica conta a história de Fernando, um talentoso chef, que chega na década de 70 à vila de Cadaqués, residência do internacionalmente conhecido Salvador Dalí. Os caminhos do chef e do artista se cruzam e provocam o nascimento de um novo talento culinário. A degustação após estas exibições será com a chef Leila D’Barsoles: tomates com gelatina de castanha de caju.
São Paulo Film Fest 2024
No Reserva Cultural até domingo, dia 10 de novembro (programação aqui).
No CCSP até sexta, dia 08.11 (programação aqui)
Os ingressos gratuitos são distribuidos na bilheteria 1 hora antes de casa sessão.
Com o ingresso, após a exibição do filme, o espectador tem direiro a uma degustação.
Reserva Cultural – Av Paulista, 900 (antigo Cine Gazeta) – a 400m do metrô Brigadeiro – linha verde
Centro Cultural São Paulo (CCSP) – Rua Vergueiro, 1000 – saída do metrô Vergueiro – linha azul
Sete documentários da mostra estão disponíveis até dia 15.11, na plataforma spcineplay.com.br, gratuitamente
Lembre na matéria São Paulo Food Film Festival como foi a edição de 2023, realizada na Cinemateca Brasileira.
O Festival é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, patrocinado pelo Mercado Livre e tem apoio da Spcine, Águas Prata, Casillero del Diablo. É uma produção da Drop Produções, com coprodução da Química Cultural e realizado pela Doc e Outras Coisas, Ministério da Cultura e Governo Federal.