Fernando Sabino na Cinemateca Brasileira

imagem em sépia de Fernando Sabino jovem, em close, olhadno para o lado. a assinatura do escritor está destacada no alto da foto.
(reprodução site Cinemateca)

Mostra de filmes e exposição em homenagem ao centenário do escritor mineiro serão abertas hoje(07) a vão até este domingo (10), com entrada gratuita

Fernando Sabino nasceu em Belo Horizonte, em 12 de outubro de 1923 e, ainda no ginásio, decidiu que seria escritor. Adolescente teve seus primeiros textos publicados em revistas e aos 20 anos, quando também se mudou para o Rio de Janeiro, lançou seu primeiro livro: “Os grilos não cantam mais.” Se formou em Direito e trabalhou nos dois grandes jornais cariocas: Jornal do Brasil e O Globo. Ao todo, publicou 47 livros.

Das obras mais conhecidas de Fernando Sabino estão os romances O encontro marcado (1956), O grande mentecapto (1979) e O menino no espelho (1982). Os três, todos com adaptações cinematográficas que serão exibidas na mostra. Reconhecido por suas crônicas bem-humoradas e por uma prosa ágil, ele abordou as contradições da experiência humana e social com uma habilidade singular.

Chegou a conhecer Mário de Andrade, com quem trocou correspondências no início de sua carreira. Também criou laços com Vinicius de Moraes, com quem chegou a passar uma temporada nos Estados Unidos e com Clarice Lispector. Fernando Sabino, mesmo morando no Rio, não perdeu o vínculo com sua cidade natal e formou um grupo literário inseparável com os amigos mineiros, Hélio Pellegrino, Paulo Mendes Campos e Otto Lara Rezende.

O escritor faleceu há 20 anos, no Rio, um dia antes de completar 81 anos. A Mostra 100 anos de Fernando Sabino apresenta esta semana, de 07 a 10 de novembro, filmes que adaptados de seus trabalhos – estão programadas sessões de cinco longas e três curta metragens. Uma exposição em homenagem ao autor também será aberta hoje e fica em cartaz até 25 de novembro. O acervo inclui videos dos anos 70, de depoimentos de escritores dirigidos pelo próprio Sabino e o cineasta David Neves; correspondências entre o escritor e outros autores e uma linha do tempo de sua vida e obra.

“Como espaço de preservação da memória, é uma honra para a Cinemateca Brasileira poder participar das comemorações do centenário de Fernando Sabino. Nosso objetivo com essa iniciativa é mostrar o impacto de seu legado literário no cinema, assim como suas contribuições na realização de filmes”, comenta a Diretora Geral da Cinemateca Brasileira, Maria Dora Genis Mourão.

“Fico muito feliz e emocionado por viabilizar esta mostra na Cinemateca. Meu pai também se aventurou em outras artes além da literatura e o cinema foi uma delas. É muito importante que o público conheça um pouco mais sobre o cineasta Sabino e sobre a vida e obra do escritor”, conta Bernardo Sabino, presidente do Instituto Fernando Sabino.

Mostra 100 anos de Fernando Sabino
Cinemateca Brasileira
Mostra de cinema: de 07 a 10 de novembro
Exposição: de 07 a 21 de novembro
Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Mariana
Programação gratuita com retirada de ingresso 1h antes do início da sessão
Mais informações em cinemateca.org.br/100 anos de Fernando Sabino

Programação:
Quinta (07)
20h – Sessão de Abertura
Exibição de Galinha ao Molho Pardo, Encontro Marcado com Fernando Sabino e O Menino no Espelho
Sexta (08)
20h – Dona Custódia e O Homem Nu
Sábado (09)
20h – Conversinha Mineira e O Grande Mentecapto
Domingo (10)
17h – Um Contador de Histórias e Faca de Dois Gumes
19h – O Fazendeiro do Ar, Apertadinho e O Homem Nu