Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

desenho de 5 crianças com tipos diferentes de deficiência física
(vetor Freepik)

Esta terça, 03 de dezembro, é o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A data estabelecida pela ONU em 1982 tem o objetivo de divulgar os diferentes assuntos relacionados à deficiência, seja ela física, visual, auditiva, intelectual ou sensorial. Seja a deficiência permanente ou não, seja ela congênita ou adquirida.

Além disso, a ‘comemoração’ busca conscientizar a população de uma forma geral sobre todas as formas de inclusão. A importância de se inserir as pessoas com deficiência, independentemente do tipo e seu grau de comprometimento, em diferentes aspectos sociais, como político, econômico e cultural. Dependendo da deficiência que se tem, a dificuldade de acesso se dá por um ou outro motivo.

Chamamos também a atenção ao erro se entender ‘pessoa com deficiência’ como um perfil único. O termo reune quem tem um ou mais de um tipo de deficiência, sendo os próprios ‘tipos de deficiência’, grupos extremamente variados por si só. São atualmente considerados cinco grandes grupos: deficiência física , deficiência auditiva, deficiência visual, deficiência intelectual e ainda com deficiências não permanentes – Cada um deles, com dezenas de variações.

Foi lançado nesta terça, 03, uma campanha do governo federal chamada ‘Estou Aqui’ para o combater o capacitismo. Segundo o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, no Brasil, há aproximadamente 18,6 milhões de pessoas com deficiência, o que corresponde a 9% da população. Considerando todos os diferentes grupos dentro desta mesma nomenclatura, apenas 25,6% concluíram o ensino médio e 29% estão no mercado de trabalho.

Nós de Moema e Região apoiamos o trabalho de diferentes organizações que trabalham com pessoas com deficiência e estamos abertos a conhecer e divulgar trabalhos sérios e comprometidos nesta área.Quer ajudar? Sugerimos que conheça a ONG A Alternativa, que há mais de 40 anos atende adultos e idosos com deficiencia intelectual, promovendo um trabalho realizador e atencioso para estas pessoas e seus familiares. Nesta próxima sexta e sábado acontece o Bazar de Natal em benefício da ONG (veja aqui). Uma ótima oportunidade de ir até lá, conhecer alguns dos artesãos e seu trabalho e ainda fazer compras para as festas de fim de ano, também de expositores externos, muitos deles também artesãos! www.alternativa.org.br

Vídeo da Campanha lançada pelo Governo Federal para combater o capacitismo