A Cinemateca Brasileira adquiriu há alguns anos todo o acervo de fitas e roteiros do cinejornal que marcou o Brasil entre 1957 e 1986, irá restaurá-lo deixá-lo disponivel para o público
A volta do Canal 100 será literal: será a disponibilização do acervo de três décadas de cinejornal que fizeram parte da vida dos brasileiros. A Cinemateca Brasileira lançou oficialmente em evento no fim de novembro o projeto CANAL 100, com uma previsão de disponibilização do acervo ‘possível’ dentro de dois anos! O projeto irá restaurar e preservar o maior acervo cinematográfico sobre o futebol brasileiro, com registros de jogos históricos e da vida social e cultural brasileira produzidos no período de 1959 a 1986.
Para este projeto estão previstas algumas etapas, já iniciadas, que passam por organizar todo o acervo a partir dos roteiros impressos, identificando os conteúdos de cada programa ou rolo de filme. A abertura das latas contendo os negativos será sempre motivo de surpresa, uma vez que não se pode saber antes desta ação, se o conteúdo está preservado ou não. O acervo do Canal 100, sob guarda da Cinemateca Brasileira é composto por mais de 21mil segmentos de notícias, armazenados em 8044 latas. Há também em torno de 15 mil folhas de papel impresso, referentes a este acervo.
O projeto prevê a recuperação de todo o material possível, com a análise técnica e incorporação do conteúdo, restauração dos filmes, sua duplicação fotoquímica para ampliar a preservação e a digitalização. O material será catalogado e disponibilizado para consulta e novas produções e projetos. Já foi feito um investimento inicial com a aquisição de equipamentos para este trabalho e existe a possibilidade de novos investimentos.
O Viva Cinemateca, projeto amplo que vem promovendo não apenas o restauro, pesquisa e preservação de todo o acervo do cinema nacional, como também buscando recursos para preservação do espaço físico da Cinemateca Brasileira, absorveu o projeto Canal 100. Ele pretende, em um futuro breve, realizar uma mostra de filmes sobre futebol, que passará por várias cidades do país.
O Canal 100 era uma produção semanal, exibida nas salas de cinema do Brasil antes do filme em cartaz. Além do futebol, que era seu maios destaque, também tinha conteúdos de política e cultura. O esporte era narrado por vozes marcantes como a de Cid Moreira e Corrêa Araújo, com textos divertidos, muitas vezes não convencionais, que divertiam o público. A música tema usada nos trechos de futebol, “Na cadência do samba”, de Luiz Bandeira, é reconhecida por gerações, mesmo aquelas que (ainda) não assistiram a estes noticiários.
Projeto Canal 100
Lei de Incentivo à Cultura – Pronac 221750
Patrocinadores: Instituto Cultural Vale e Shell
Co-patrocínio: Itaú
Viva Cinemateca
Saiba mais em vivacinemateca.org.br