A Última Sessão entra em cartaz nesta quinta, 12.

imagem de um menino sem camisa, sentado no chão de uma sala pouco iluminada, de pernas cruzadas vendo negatovos de filmes
Cena de "A Ultima Sessão" que será exibido no CineSESC e depois entrará em circuito pelas unidades.

Com exibição exclusiva no CineSesc, o longa-metragem indiano, premiado em vários festivais e dirigido por Pan Nalin, estreia nesta quinta, dia 12 de dezembro

O filme indiano A Última Sessão será exibido no CineSesc com exclusividade a partir desta quinta-feira e, após a temporada no cinema paulistano, fará um circuito por outras unidades do SESC. O filme que foi comparado a ‘Cinema Paradiso’, na verdade vai muito além disso. A história de amor de um garoto pelo cinema é contada ao mesmo tempo que se apresenta a cultura indiana, questões sociais do interior daquele país e relações familiares.

Assim como aconteceria com os longas produzidos no Brasil fora do eixo Rio-SP e sem atores mais conhecidos, a distribuição de A Última Sessão ficaria restrita a um circuito pequeno, por uma curta duração. Esta iniciativa do CineSesc de adquirir os direitos exclusivos de exibição, ainda que pareça restringir o público, pelo contrário, vai propiciar uma maior oportunidade para públicos em diversas cidades e regiões.

Para um publico que gosta de assistir o que já foi classificado como ‘cinema alternativo’, mas se consolida produção de alto valor artístico além do circuito comercial, este indiano é uma excelente sugestão. O filme é um lançamento nacional da CUP Filmes e já recebeu prêmios no exterior, como o National Film Award for Best Child Artist, atribuído a Bhavin Rabari por sua performance e o Satellite Award de Ator/Atriz Revelação. O longa também foi reconhecido com o National Film Award for Best Gujarati Feature Film sendo reconhecido como um marco do cinema indiano contemporâneo.

A Última Sessão mostra o jovem Samay, de 9 anos, interpretado por Bhavin Rabari, que se apaixona pela mágica experiência de ver filmes e decide se tornar cineasta. A história sinaliza questões sociais e familiares que levam a uma realidade dura para o garoto. Apesar dos desafios e consequencias de deveres nem sempre cumpridos, Samay segue determinado a transformar sua paixão em profissão. Este é o quarto longa do diretor Pan Nalin, baseado em sua história pessoal e foi a indicação da Índia para concorrer à vaga de Melhor Filme Internacional no Oscar, em 2023.

“A Última Sessão”, de Pan Nalin
Estreia 12 de dezembro, no CineSesc
Rua Augusta, 2075 (próximo à estação Consolação do metrô)
Ingressos a partir de R$8,00 (credencial Sesc)
Programação com os horários no site: sescsp.org.br/cinesesc

Ficha Técnica:
Título: A Última Sessão (EN: Last Film Show | IN: Chhello Show)
Direção: Pan Nalin
Roteiro: Pan Nalin
Produção: Pan Nalin, Dheer Momaya, Siddharth Roy Kapur, Marc Duale
Elenco: Bhavin Rabari, Bhavesh Shrimali, Richa Meena, Dipen Raval, Paresh Mehta
País: Índia, França, EUA
Ano: 2021
Duração: 110 min
Gênero: Ficção
Categoria: Drama

Sinopse: Quando a magia dos filmes conquista o coração do jovem indiano Samay, de 9 anos, ele faz de tudo para realizar o seu sonho de se tornar um cineasta, sem saber das dificuldades que está prestes a enfrentar.