Com exibição exclusiva no CineSesc, o longa-metragem indiano, premiado em vários festivais e dirigido por Pan Nalin, estreia nesta quinta, dia 12 de dezembro
O filme indiano A Última Sessão será exibido no CineSesc com exclusividade a partir desta quinta-feira e, após a temporada no cinema paulistano, fará um circuito por outras unidades do SESC. O filme que foi comparado a ‘Cinema Paradiso’, na verdade vai muito além disso. A história de amor de um garoto pelo cinema é contada ao mesmo tempo que se apresenta a cultura indiana, questões sociais do interior daquele país e relações familiares.
Assim como aconteceria com os longas produzidos no Brasil fora do eixo Rio-SP e sem atores mais conhecidos, a distribuição de A Última Sessão ficaria restrita a um circuito pequeno, por uma curta duração. Esta iniciativa do CineSesc de adquirir os direitos exclusivos de exibição, ainda que pareça restringir o público, pelo contrário, vai propiciar uma maior oportunidade para públicos em diversas cidades e regiões.
Para um publico que gosta de assistir o que já foi classificado como ‘cinema alternativo’, mas se consolida produção de alto valor artístico além do circuito comercial, este indiano é uma excelente sugestão. O filme é um lançamento nacional da CUP Filmes e já recebeu prêmios no exterior, como o National Film Award for Best Child Artist, atribuído a Bhavin Rabari por sua performance e o Satellite Award de Ator/Atriz Revelação. O longa também foi reconhecido com o National Film Award for Best Gujarati Feature Film sendo reconhecido como um marco do cinema indiano contemporâneo.
A Última Sessão mostra o jovem Samay, de 9 anos, interpretado por Bhavin Rabari, que se apaixona pela mágica experiência de ver filmes e decide se tornar cineasta. A história sinaliza questões sociais e familiares que levam a uma realidade dura para o garoto. Apesar dos desafios e consequencias de deveres nem sempre cumpridos, Samay segue determinado a transformar sua paixão em profissão. Este é o quarto longa do diretor Pan Nalin, baseado em sua história pessoal e foi a indicação da Índia para concorrer à vaga de Melhor Filme Internacional no Oscar, em 2023.
“A Última Sessão”, de Pan Nalin
Estreia 12 de dezembro, no CineSesc
Rua Augusta, 2075 (próximo à estação Consolação do metrô)
Ingressos a partir de R$8,00 (credencial Sesc)
Programação com os horários no site: sescsp.org.br/cinesesc
Ficha Técnica:
Título: A Última Sessão (EN: Last Film Show | IN: Chhello Show)
Direção: Pan Nalin
Roteiro: Pan Nalin
Produção: Pan Nalin, Dheer Momaya, Siddharth Roy Kapur, Marc Duale
Elenco: Bhavin Rabari, Bhavesh Shrimali, Richa Meena, Dipen Raval, Paresh Mehta
País: Índia, França, EUA
Ano: 2021
Duração: 110 min
Gênero: Ficção
Categoria: Drama
Sinopse: Quando a magia dos filmes conquista o coração do jovem indiano Samay, de 9 anos, ele faz de tudo para realizar o seu sonho de se tornar um cineasta, sem saber das dificuldades que está prestes a enfrentar.