informações da Assessoria de Comunicação do Ministério dos Esportes
Um grupo de representates da FIFA ligados ao futebol feminino vieram ao Brasil para uma série de encontros e visitas. O país será a sede da Copa do Mundo Feminina da FIFA em 2027 e se tornará o primeiro país sulamericano a receber o torneio. Ainda que tudo esteja acertado, assim como em outras competições, existe uma ‘vistoria’ realizada pela entidade máxima do esporte anos antes. Nesta terça, 04, o ministro do Esporte, André Fufuca, recebeu a comitiva para tratar das garantias oficiais do país na realização do evento.
Quarta,, 05, acontecem ainda outras reuniões técnicas, para discutir detalhes como imigração, segurança, trabalho, tributos e tecnologia. E será também debatida a minuta da Lei Geral da Copa do Mundo Feminina de 2027, que estabelecerá regras específicas para a realização do torneio no Brasil. Durante o encontro, a FIFA confirmou que, nas próximas semanas, anunciará as cidades-sede que receberão os jogos do torneio. E que os próximos meses serão decisivos para a definição dos detalhes estruturais e operacionais do torneio.
A secretária-executiva adjunta do Ministério do Esporte, Cynthia Lima, explicou que esta é a primeira visita da FIFA ao Brasil desde a escolha do país como sede da Copa. “Estamos iniciando a construção dos documentos jurídicos oficiais para garantir a realização do evento. Nosso trabalho agora é definir as garantias que serão incorporadas na Lei Geral da Copa, incluindo isenções fiscais e de vistos, além de outras exigências da FIFA”, afirmou.
O Ministério do Esporte é responsável por coordenar o Grupo de Trabalho Interministerial encarregado de estruturar as condições necessárias para o Brasil sediar a competição. A reunião desta terça contou ainda com a participação de representantes dos ministérios da Fazenda, do Trabalho e Emprego e das Relações Exteriores, além da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e da Advocacia-Geral da União.
O público brasileiro deve gostar de receber a competição no país. A última edição, que acontece em 2023 na Austrália e Nova Zelandia, apesar da grande diferença de fuso horáro, fez tanto sucesso que também a competição ganhou seu próprio álbum de figurinhas. Relembre em Álbum da Copa: o Mundial Feminino também tem figurinhas.