Projeto recruta mulheres desempregadas, mães de estudantes, no cuidado de alunos da rede municipal de ensino
O Programa Operação Trabalho – POT Mães Guardiãs é uma oportunidade de trabalho temporário para mulheres que são mães de crianças matriculadas na rede pública municipal. A proposta da prefeitura é dar uma colocação para mulheres que estejam desempregadas há 6 meses, por um período de um ano, prorrogável por mais 6 meses. São duas frentes de trabalho junto à comunidade escolar: atuar na busca ativa de alunos e em hortas escolares da Capital.
Foi divulgada na última sexta, 14, uma lista com 1.900 nomes de mães e mulheres da comunidade escolar pré-selecionadas para integrarem o projeto. As candidatas precisarão comparecer ao Cate (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo), nas unidades Central, Interlagos ou Itaquera, do dia 18 ao 28 de fevereiro, com todos os documentos, para checagem de dados e conferência dos pré-requisitos. A relação está disponível no site da prefeitura (link abaixo), mas as pré-selecionadas também serão contatadas por email e whatsapp, indicados no momento do cadastro on-line.
As mulheres que estiverem aptas para integrarem o projeto de mães guardiãs serão inseridas na rede municipal de ensino para o início de suas atividades nos primeiros dias de março. Elas irão receber uma bolsa auxílio no valor de R$ 1.593,90, para um trabalho de segunda a sexta-feira, com carga horária de seis horas por dia. As selecionadas poderão ficar no programa pelo período de 12 meses, com avaliação para renovar por mais seis meses.
Hoje o POT Mães Guardiãs dá uma oportunidade de trabalho a cerca de 5 mil mulheres que atuam tanto na busca ativa de alunos, contribuindo com a redução da evasão escolar, como em hortas pedagógicas. O local de trabalho das novas mães guardiãs será em um dos equipamentos de ensino no município, distante no máximo 2km de sua residência. A nova turma vai receber capacitação on-line pelo Portal do Cate e também apoio na formação em temáticas ligadas à área pela Secretaria Municipal de Educação.
Convocação das pré-selecionadas para o POT Mães Guardiãs
Lista no Portal Cate e no site da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho
O Cate em que cada uma deve comparer está divulgado na mesma lista.
Lembrando os requisitos que serão checados:
- Ser mãe de aluno matriculado na Rede Municipal de Ensino ou da comunidade escolar
- Ter entre 18 e 59 anos
- Residir na cidade de São Paulo
- Desempregada há seis meses e não estar recebendo seguro-desemprego, FGTS, entre outros
- Ter renda familiar de até meio salário-mínimo para pessoas que vivem sozinhas e um salário-mínimo per capita para famílias
Faça o primeiro comentário a "Prefeitura inicia convocação de “mães guardiãs”"