Capacitação Paralímpica para profissionais de educação física

visão oblíqua de uma quadra de goalball,
Exibição da equipe CADEVI de GoalBall no Centro de Treinamento Paralimpico Brasileiro (foto moemaeregiao).

Formação gratuita do Governo de São Paulo para profissionais que atuam em escolas das redes pública e privada para a inclusão de estudantes com deficiência

Será aberta nesta terça dia 18, a primeira edição do Programa de Desenvolvimento Paralímpico 2025. O programa será em cinco etapas em diferentes locais do estado de São Paulo e é uma parceria entre a Secretaria da Pessoa com Deficiência e a secretaria de Esportes. São Paulo receberá duas das etapas do programa de capacitação paralímpica, em diferentes pontos da cidade. Esta primeira etapa na Barra Funda, zona oeste, no complexo Baby Barioni e daqui a um mês, em 18 de março, em local a ser confirmado na Zona Leste da capital.

Além dos secretários das pastas, Marcos da Costa e Helena Reis, estarão presentes à abertura do programa medalhistas paralímpicos do Time SP: a medalhista de ouro no judô Rebeca Silva, medalhistas de bronze no goalball, Josemárcio Sousa e Emerson Ernesto, e Mateus Evangelista, bronze no salto em distância. Outros atletas paralímpicos do Time SP e seleção brasileira estarão presentes ao evento: Jéssica Vitorino do goalball, Danielle Rauen do tênis de mesa, Evani Calado da bocha, Miguel Rodrigues, Maiara Barreto e Ivan Bevenuto da natação, Arthur Colovatti e Pedro Gonçalves do halterofilismo. 

O programa de Capacitação Paralímpica promovido pelo governo do Estado é destinado aos profissionais de educação física que atuam nas redes pública e privada. Além de estudantes do último ano da graduação em educação física e profissionais envolvidos com atividades esportivas. O objetivo é que estes profissionais tenham uma vivência do paradesporto e que possam compreender como incluir seus alunos com deficiência de uma forma harmônica nas aulas ministradas em seus colégios.

São 200 vagas para esta primeira etapa. Os interessados podem se inscrever no site ou presencialmente no local do curso no decorrer das aulas, de acordo com vagas disponíveis. Os participantes recebem certificado no final da qualificação. A estimativa do Observatório dos Direitos da Pessoa com Deficiência é que os profissionais capacitados no programa possam impactar mais de 890 mil pessoas com deficiência, o que representa cerca de 7,8% da população da capital paulista.

O programa de Capacitação Paralímpica oferece capacitação técnica, com conhecimento teórico e prático do esporte paralímpico nas modalidades de atletismo, futebol de cegos, halterofilismo, natação, tênis de mesa, vôlei sentado, basquete em cadeira de rodas e goalball. Este último, é uma modalidade exclusiva do paradesporto, com regras e equipamentos especiais, e jogos muito disputados (a imagem da matéria é de uma partida de goalball).

“Garantir a integração de pessoas com deficiência nos esportes, em especial nas escolas, é de extrema importância não só como forma de incentivar o interesse dos jovens pelo paradesporto, mas também promover a inclusão”, ressalta Marcos da Costa, secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Programa de Capacitação Paralímpica
De 18 a 21 de fevereiro de 2025
Complexo Esportivo Baby Barioni
Rua Germaine Burchard, nº 451, ao lado do Parque da Água Branca.
Mais informações e inscrições: paralimpico.com.br

Confira a agenda:
São Paulo Central – 18 a 21 de fevereiro
Orlândia – de 25 a 28 de fevereiro
Caraguatatuba – de 11 a 14 de março
São Paulo (Zona Leste) – de 18 a 21 de março
Itapecerica – de 25 a 28 de março
Pindamonhangaba – de 06 a 09 de maio