Marcelo Melo e Rafael Matos campeões de duplas do Rio Open

dois tenisas com a bandeira do brasil e o trofeu de duplas do rio open
Rafael Matos e Marcelo Melo (Divulgação/Fotojump)

Jogo que só terminou na madrugada de domingo marcou a primeira vítoria de uma dupla toda brasileira no torneio, e reverencia um dos melhores duplistas do país na história, aos 41 anos

Em um jogo muito disputado, que começou duas horas e meia depois do previsto inicialmente, a dupla brasileira Marcelo Melo e Rafael Matos conquistou o título do Rio Open na madrugada deste domingo. A partida contra os espanhóis Pedro Martinez e Jaume Munar foi vencida em dois sets, com parciais de 6/2 e 7/5, em 1h37. É a primeira vez que uma dupla 100% brasileira vence o torneio. Matos conquistou o maior torneio de América do Sul pelo segundo ano consecutivo, enquanto Melo ergueu pela primeira vez a taça depois de outras duas finais em que ficou com o segundo lugar.

A dupla brasileira formada há pouco tempo já disputou quatro finais e pretende seguir jogando. Marcelo Melo, mineiro de 41 anos, e Rafael Matos, gaúcho de 29 anos, focam os jogos Olímpicos de 2028. Em 2024, eles venceram o ATP 250 de Stuttgart, na Alemanha, e fizeram a final do ATP 500 de Washington. Na última semana, ficaram com o vice, em Buenos Aires, torneio em que o brasileiro João Fonseca levou o título de simples.

“Faz mais ou menos 18 anos que eu jogo duplas. Eu fui número 1 do mundo, ganhei Roland Garros, Wimbledon, mas igual isso aqui não tem jeito. A gente escuta muita coisa, espero que não pareça, mas eu tenho 41, é um título que todo mundo ao meu redor sabia o quanto eu queria ganhar. Fui muito esperto de ter escolhido o Rafa para mostrar o caminho das pedras”, disse Marcelo Melo. O troféu do ATP 500 carioca foi o 39º da carreira de Marcelo Melo em 77 finais disputadas.

Depois de vencer este mesmo torneio em 2024, ao lado do colombiano Nicolas Barrientos, chegar ao título junto com um brasileiro como Melo foi especial para Rafael Matos. “O Marcelo é um cara inspirador dentro e fora da quadra, ter essa dupla 100% brasileira representando o país no Rio Open, maior torneio que a gente tem, é difícil de explicar o sentimento. Muito feliz de ter conquistado o título do lado dele aqui no Rio. Difícil colocar em palavras, mas é um sentimento muito forte, a quadra estava incrível hoje, lotada, o pessoal ficou até tarde para apoiar, uma energia incrível”, disse Matos.

A conquista na Cidade Maravilhosa depois de uma final em Buenos Aires coloca a dupla brasileira como a sexta melhor da temporada na corrida para o ATP Finals, que reúne as oito melhores parcerias no fim do ano em Turim, na Itália. 

Disputa do título de Simples será hoje (23), às 17h30

O jogo das duplas que havia sido programado para ‘não antes de 20h’, só começou por volta de 22h30. Na mesma quadra principal, foram disputadas longas partidas de semifinal de simples, ambas em três sets. Estão na final o argentino Sebastian Baez, que venceu o também argentino Camilo Ugo Carabelli por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 6/1 e 6/1; e o francês,  Alexandre Muller, que derrotou outro argentino, Francisco Comesaña, com parciais de 7/5, 6/7(3) e 6/3.

A final de simples será na tarde de domingo, às 17h30, com transmissão pelo SporTV3.

Faça o primeiro comentário a "Marcelo Melo e Rafael Matos campeões de duplas do Rio Open"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*