Espetáculo Valencianas será apresentado dia 12 de abril, sábado, na Vibra São Paulo, aqui na Zona Sul
São Paulo terá mais uma oportunidade de assistir ao vivo a Orquestra Ouro Preto em sua parceria com o o cantor e compositor Alceu Valença e o diretor de cena Paulo Rogério Lage. O espetáculo “Valencianas” é praticamente um debutante, tendo iniciado sua concepção em 2010, para a comeração dos 40 anos de carreira do cantor. A parceria une a música pernambucana à clássica, uma característica do experimentalismo da Orquestra, que tem espetáculos com a sonoridade de muitos outros artistas nacionais e internacionais de outros ritmos.
A apresentação será no sábado, dia 12 de abril, na casa de espetáculos VIBRA São Paulo e os ingressos já estão à venda (veja quadro abaixo).
O repértório que mescla a sonoridade clássica da orquestra a ritmos diversos, terá músicas apresentando toda a versatilidade de Alceu, da bossa ao fado, passeando com alegria pela história do artista, embaladas pela versatilidade da Orquestra mineira. Ao longo dos anos e apresentações, o set list teve diversas versões e nesta apresentação são incluídos sucessos que não estavam no primeiro espetáculo de 2012. Entre eles, “Como Dois Animais”, “Dia Branco”, “Solidão” “Tesoura do Desejo”, “Taxi Lunar” e “Pelas Ruas que Andei”.
O público não deixará de assistir à formação clássica de ícones do cancioneiro de Alceu Valença, como “La Belle de Jour”, “Anunciação”, “Tropicana”, “Girassol”. Os arranjos são de Mateus Freire, que também propõe uma nova Suíte Orquestral para abertura do concerto. O maestro Rodrigo Toffolo, da Orquestra Ouro Preto, lembra que esse encontro com Alceu, entre a música de concerto e a música popular brasileira surpreendeu não só o público, mas até os próprios produtores.
Aqui em São Paulo, “Valencianas” já foi acalamada por um público de mais de 50 mil no Parque Ibirapuera, em 2019, antes da concessão do parque. Teve ainda apresentações em 2022 no Espaço Unimed, e agora está de volta ao Vibra São Paulo. A produção tem direção de palco e cenografia de Paulo Rogério Lage, também produtor e idealizador do projeto.
Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto
Valencianas
Sábado, 12 de abril, às 19h
VIBRA São Paulo
Av. das Nações Unidas, 17955 – Vila Almeida
Classificação etária: 18 anos (menores podem ir acompanhados de adultos)
Ingressos online em Valenciana: Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto
Ou sem taxas de serviço nas bilhaterias da Vibra, Teatro Bradesco ou Teatro Frei Caneca.
Valores a partir de R$70.
OBJETOS PROIBIDOS: cigarro eletrônico; câmeras fotográficas ou filmadoras profissionais, Go-Pro (ou similares); cartazes de qualquer tipo; bandeiras e faixas com mastro; guarda-chuvas; bebidas alcoólicas; materiais ou objetos que possam causar ferimentos; armas de fogo ou branca de qualquer espécie; fogos de artifício; copos de vidro ou qualquer outro tipo de embalagem; papel em rolo, jornais e revistas; capacetes de motos ou similares; correntes, cinturões e pingentes; roupas ou acessórios com partes pontiagudas que podem machucar; drogas ilegais, substâncias tóxicas, medicamentos sem receita médica ou produtos compartilhados com outras pessoas por motivos médicos (*quem precisar levar os medicamentos, deve apresentar receita médica em seu nome); desodorante, cosmético ou perfume em recipientes com volume superior a 90 ml; materiais destinados à fabricação de bombas ou que possam causar incêndios; lasers, walkie-talkie e drones; pistolas de água, cadeiras, panfletos e adesivos; utensílios de armazenagem; cadeiras ou bancos; bastão para tirar foto; buzinas de ar; mochilas ou bolsas maiores do que 20x30cm; outros objetos que possam causar riscos, dano ou importunação, sujeitos ao critério da produção, segurança e policiamento no local.
Lembre a matéria que publicamos sobre os 75 anos de Alceu Valença neste link e também os 20 anos da Orquestra Ouro Preto, comemorado em lives na pandemia, incluindo obras do projeto Valencianas (neste link)