Consulado do Japão faz doação para manutenção do Pavilhão Japonês

imagem aérea do pavilhão japonês, à beira do lago do parque do ibirapuera
Imagem aérea do Pavilhão Japonês, mostrando os telhados que devem ser substituídos. (imagem divulgação)
Reprodução de trechos do release enviado pela assessoria de imprensa do Bunkyo em 31.03.2025

Doação realizada através de projeto comunitário garante a manutenção do telhado do Pavilhão Japonês, no Parque do Ibirapuera.

Cônsul-geral do Japão em São Paulo, Toru Shimizu, e o presidente do Bunkyo, Renato Ishikawa, estiveram reunidos para a cerimônia de doação de recursos ao Pavilhão Japonês pelo governo japonês, por meio do projeto Kusanone Bunka, projeto comunitário voltado à cultura, no valor de U$ 72,460, para o Projeto de Manutenção do Telhado do Pavilhão Japonês.

“Hoje é um dia feliz para todos nós”, anunciou Cláudio Kurita, presidente da Comissão de Administração do Pavilhão Japonês. “Agradecemos imensamente o apoio do Consulado do Japão em São Paulo, em especial ao Departamento Cultural para o encaminhamento de nosso projeto Kusanone Bunka que nos possibilitou o recurso de cerca de 70 mil dólares para o Pavilhão Japonês”, ressaltando que “o objetivo principal da Projeto de Manutenção do Telhado é garantir a preservação e segurança do Pavilhão, um importante patrimônio cultural e artístico representativo do intercâmbio Brasil-Japão”.

Construído ao lado do Pavilhão, e ligado por uma passarela, o Salão de Exposição (área de 312 m2) abriga uma mostra permanente de numerosos objetos relacionado à história e cultura japonesa e abriga diferentes eventos como oficinas e palestras.

Em 2015, a equipe da Nakashima Komuten, empresa japonesa que, desde 1988, tem realizado voluntariamente a restauração das instalações de madeira, fez uma ampla reforma da área interna e externa do madeiramento do Salão de Exposição, incluindo um minucioso trabalho de restauração de toda a estrutura do forro. Na ocasião, “por falta de verba, não foi possível fazer a substituição do telhado de amianto“, acrescentou Kurita, “e o nosso propósito era encontrar uma forma de concretizar esse sonho na comemoração do 70º aniversário do Pavilhão”.

Agora, com os recursos assegurados pelo governo japonês, serão encomendadas a réplica de telhas japonesas (as mesmas que cobrem o Pavilhão principal) para uma empresa especializada. Além das telhas, também consta do projeto a substituição das caixas d´água (também de amianto). Isso será possível graças à doação da Acqualimp, uma das empresas referências em armazenamento, saneamento e purificação de água.

O presidente Kurita acrescenta ainda que, na próxima etapa estará contatando a empresa Nakashima Kumuten para que, se possível, um dos carpinteiros acompanhe essa obra para garantir a “preservação da estrutura do forro e da construção”. Construído em 1954, e considerado um dos únicos pavilhões fora do Japão a preservar suas características originais, o Pavilhão Japonês, ao longo dos anos, passou por várias reformas de suas instalações de madeira.

“Telhado é algo muito simbólico na construção de uma casa, cimentar o piso é importante, mas o telhado tem de ser algo sólido, duradouro”, declarou o cônsul-geral Toru Shimizu, reiterando o significado especial da cerimônia de doação.

Pavilhão Japonês – Parque do Ibirapuera
Ao lado do Planetário
Aberto às quintas das 10 às 17h – com entrada gratuita;
Sextas, Sábados e Domingos das 10 às 17h – com ingressos a R$ 15 (inteira) e R$ 7 (meia).
Informações: www.bunkyo.org.br
Instagram: @pavilhao_japones

1 comentário a "Consulado do Japão faz doação para manutenção do Pavilhão Japonês"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*