Volta ao trabalho para egressos do sistema prisional

imagem oblíqua de um corredor vazio de presídio.

ONG Gerando Falcões, através do Instituto Recomeçar, e a Eureka Coworking, realizam evento sábado, dia 12, para apoiar egressos do sistema prisional em sua reinserção profissional.

O workshop “Transformação e Foco: Caminhos para o Sucesso” acontece no próximo sábado, dia 12 de abril, presencialmente, na Eureka Coworking, na Paulista, para 35 participantes. O evento realizado em parceria com o projeto Recomeçar, da rede Gerando Falcões, irá acolher egressos do sistema prisional e apoiá-los na busca pela volta ao trabalho.

A programação do sábado deve despertar o interesse e apontar caminhos aos participantes para seguirem em busca de sua (re)inserção ao mercado de trabalho. Em uma manhã, os trinta e cinco egressos do sistema prisional irão participar de uma oficina sobre inteligência emocional, ouvir o depoimento de um ex-participante do Recomeçar e conhecer a forma de atuação do Instituto, no apoio à busca por novas oportunidades.

Além do ex-participante do Recomeçar que se reintegrou ao mercado e dará seu depoimento inspirador, dois membros do Instituto falarão aos presentes. Gilberto Lopes, conselheiro do Recomeçar e CEO da Cuattro Live & Digital, que abordará o tema da inteligencia emocional, especialmente nesta fase da vida, e Leonardo Precioso, CEO e Fundador do Recomeçar, que apresentará as possibilidades de capacitação e apoio oferecidas pelo projeto.

O Instituto Recomeçar promove qualificações rápidas que incluem o curso obrigatório de Desenvolvimento Pessoal, além de cursos profissionalizantes livres, oferecidos em parceria com instituições e plataformas online. Em 2024, foram mais de 10 mil pessoas atendidas e 1,7 mil capacitadas. Mais da metade dos atendidos são reincidentes, mas, após a formação, apenas 1% volta a reincidir. Essa aferição é realizada em parceria com juízes, que atestam a veracidade dos dados.

Leonardo Precioso, CEO e Fundador da organização, explica que esse desenvolvimento é fundamental para reduzir a superlotação dos presídios e os índices de violência urbana. “Muitos egressos chegam com diversas necessidades físicas, emocionais e materiais, então precisam não apenas recuperar a autoestima, mas também de uma oportunidade de dar um novo rumo à vida. Além disso, esse impacto se estende à sua família, já que, quando se rompe com a criminalidade, a probabilidade de seus filhos se envolverem com o crime diminui significativamente”, diz.

A parceria do Instituto Recomeçar com a Eureka Coworking existe há três anos. A empresa oferece o espaço físico das suas unidades à organização social, além de suporte para a realização de cursos, palestras, workshops e reuniões presenciais e virtuais.

Workshop “Transformação e Foco: Caminhos para o Sucesso”
Sábado, 12 de abril, das 9h às 12h
Público alvo: egressos do sistema prisional
Eureka Coworking
Av. Paulista, nº 2439 – 15º andar (prox. metrô Consolação)
Evento gratuito com vagas limitadas. Inscrições pelo link