Não à volta dos Rodeios na cidade de São Paulo

imagem de homem à cavalo segunrando uma corda em que laça as pernas traseiras de um touro.
Prava de laço em um rodeio no interior de São Paulo, em 2005 (arquivo).

Petição criada em plataforma online está mobilizando a população contra um projeto apresentado na Câmara Municipal de São Paulo que permite o retorno dos rodeios à capital paulista

Projeto de Lei protocolado pela vereadora Zoe Martinez (PL-SP) pretende modificar uma lei em vigor na capital desde 1993, sancionada pelo então prefeito Paulo Maluf, que proíbe rodeios e touradas na cidade. A proposta da vereadora é permitir a volta dos rodeiros – não das touradas – por considerar que não há prejuízo aos animais envolvidos. Um grupo organizado da sociedade civil se prepara para pedir audiência pública para repudiar a proposta, entregando uma petição com milhares de assinaturas contrárias ao projeto.

A ANDA Agência de Notícias de Direitos Animais que organiza este movimento, esclarece que “para um touro ou cavalo pular na arena, ele precisa sentir dor”. A agencia observa que são usadas cordas apertadas e espaços pequenos de confinamento antes dos shows para forçar os animais a reagirem. Além disso, muitos animais sofrem fraturas, lesões graves na coluna ou morrem. No site da ANDA existem diversas matérias registrando fatos relacionados aos rodeios no país (link).

Sobre a geração de empregos, a ANDA ressalta que o argumento não faz sentido. Silvana Andrade, presidente da ANDA, declara que “podemos fortalecer a economia sem explorar animais. Existem muitas formas de entretenimento que respeitam a vida e refletem os valores de uma sociedade mais evoluída. O argumento econômico, usado por ela para justificar o retrocesso e a violência, não se sustenta”.

“A proposta da vereadora ignora um consenso crescente no mundo de que o bem-estar animal não é negociável. . Em um mundo que avança em direção a práticas mais éticas e sustentáveis, insistir em rodeios é fechar os olhos para um futuro mais justo e harmônico para todos”, complementa a jornalista e ativista pelos direitos do animais.

A petição online intitulada “Diga não ao retorno dos rodeios na cidade de São Paulo!” já havia ultrapassado as 26 mil assinaturas na plataforma Change.org, no fechamento desta matéria. Além da mobilização digital, o grupo se prepara para pedir uma audiência pública sobre o assunto. Na ocasião será entregue oficialmente o abaixo-assinado como um sinal de união e oposição em massa contra os rodeios.

Petição “Diga não ao retorno dos rodeios na cidade de São Paulo!”
Acesse: change.org/não ao retorno dos rodeios

Faça o primeiro comentário a "Não à volta dos Rodeios na cidade de São Paulo"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*