Academia de Cinema divulgou nesta quinta (10) a criação de uma nova categoria que irá começar a ser entregue a partir da 100ª edição do prêmio
O novo prêmio que fará parte das entregas anuais do Oscar, em Los Angeles, foi anunciado pelo Board da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas nesta quinta. Chamado no original em inglês de Academy Award® for Achievement in Stunt Design, o “Oscar de melhor dublê” será entregue a partir do 100º Academy Awards, em 2028, para filmes lançados em 2027.
“Desde os primórdios do cinema, o design de dublês tem sido parte integrante da produção cinematográfica”, disseram o CEO da Academia, Bill Kramer, e a presidente da Academia, Janet Yang. “Estamos orgulhosos de homenagear o trabalho inovador desses artistas técnicos e criativos e os parabenizamos por seu empenho e dedicação para alcançar essa ocasião importante.”
A Academia não antecipou ainda quais serão as regras para que dublês concorram ao Oscar, e mesmo as questões de indicação e número de finalistas para a cerimônia de entrega. Todos estes detalhes serão revelados apenas junto à divulgação anual que existe do regulamento completo da premiação. Esse anuncio, como regra é feito no ano anterior à cerimônia, portanto em 2027, integrando o Regulamento completo do 100º Oscar.
Existem hoje, segundo divulgado pela organização, mais de 100 dublês entre os membros da Seção de Produção e Tecnologia da Academia. Na próxima edição do Oscar, no início de 2026, haverá a primeira entrega de um novo prêmio, criado em 2024: melhor diretor de elenco. Será o reconhecimento dos profissionais que selecionam o ‘casting’ das produções cinematográficas, trabalhando geralmente ao lado do diretor e produtor de cada filme.
Lembre aqui as notícias sobre a premiação do Oscar 2025 e acompanhe as informações da Academia de Cinema pelo instagram no perfil @theacademy.