Dia das Mães: 21º Bazar da ONG A Alternativa

artedão da alternatibva mostrando uma peça feita na oficina a cliente
Os artesãos que trabalham na ONG A Alternativa estão sempre dispostos a explicar seu trabalho aos clientes dos bazares (foto divulgação).

Evento beneficente reune cerca de 20 expositores, muitos deles com peças autorais, em mais uma venda especial que arrecada recursos para a instituição fundada há mais de 40 anos no Brooklin

A 21ª edição do Bazar de Dia das Mães da Alternativa será nesta sexta e sábado, dias 09 e 10 de maio, das 10h às 19h, na sede da instituição. O evento, que tem entrada gratuita, é uma das fontes de renda da ONG A Alternativa, que trabalha há mais de 40 anos com adultos e idosos com deficiência intelectual, no bairro do Brooklin. Participam do bazar, artesãos especialistas em diferentes técnicas e materiais, vendendo artigos variados, de roupas e jóias, a queijos e biscoitos.

O Bazar das Mães na Alternativa acontece tradicionalmente na véspera e antevéspera da data, sempre na sede da instituição, no Brooklin. Este é um evento fundamental para a arrecadação financeira que garante a manutenção da ONG A Alternativa. Esta é sua vigésima primeira edição presencial. O único ano em que a instituição não realizou o bazar foi 2020, início da pandemia. No ano seguinte, o bazar de Dia das Mães foi realizado em formato online.

Diversos expositores selecionados por uma curadoria muito cuidadosa, estarão esperando os visitantes nesta sexta e sábado. São artesãos e empreendedores que oferecem produtos especiais, muitos deles exclusivos (veja a relação abaixo), com venda direta ao público. Um dos grandes diferenciais do Bazar de Dia das Mães da Alternativa, é a “não competição” entre as mesas, o que torna o ambiente super agradável e faz de um bazar pequeno uma excelente opção para compras!

Uma das mesas que sempre é sucesso em todos os eventos é a do artesãos da Alternativa. Os ‘atendidos’ pela ONG são pessoas com deficiencia intelectual que trabalham nas oficinas abrigadas, com madeira, pintura, tecelagem e mosaicos variados entre outras atividades. Eles participam sempre expondo e vendendo suas peças, entre cachepots, suportes para pratos quentes, mesinhas e bancos, panos de prato decorados e muito mais. Os visitantes do bazar podem tirar suas dúvidas com eles sobre as técnicas usadas, já que os artesãos que vão ao bazar contam com orgulho como cada uma é produzida.

A Alternativa, desde 1984

A Alternativa foi fundada em 1984, por um grupo de profissionais e pais de jovens com deficiência intelectual, que estudavam no Centro Ocupacional Avanhandava. Desde sua fundação, o trabalho na Alternativa privilegia o indivíduo, com respeito às limitações de cada um e incentivo ao desenvolvimento de suas potencialidades que são particulares. O olhar atento de uma equipe de profissionais capacitados torna a insitutição um local de trabalho seguro para este público, no sentido entender as necessidades e orientar.

Hoje a Alternativa trabalha com dezenas de jovens, adultos e idosos com deficiência intelectual, que produzem peças de artesanato de alta qualidade e, atraves desse trabalho, atingem o objetivo: a elevação da autoestima por se inserirem de forma signicativa em seu círculo social. Com mais de 40 anos de história, a ONG depende quase totalmente de ajuda externa para se manter. Eventos como o Bazar de Dia das Mães se tornam fundamentais para garantir a continuidade do trabalho.

A produção dos artesãos é livre do que se chama de ‘linha de produção’. Não há movimentos repetitivos e automatizados. Cada artesão – pessoa com deficiencia atendida na Alternativa – dá sua contribuição na manufatura dos produtos. Todas as peças produzidas são feitas pelo grupo. Os trabalhos ao longo do dia são variados, com a execução de atividades diferentes em cada um dos 4 períodos: dois ‘turnos’ de manhã, com intervalo de lanche, e dois à tarde, com mais um intervalo.

Participantes do 21º Bazar de Dia das Mães da Alternativa

  • A ALTERNATIVA = Peças artesanais para decoração e utilitários
  • MAURO GUIRAL = Peças em vidro artesanal
  • CARLOS YAMASSAKI = joias em prata com pedras e pérolas
  • CÉLIA C.CARVALHO VARANDAS = Arranjos com flores artificiais
  • IVANY KUMEDA = Biscoitos decorados
  • ZAIRA – bolsas, nécessaries, mochilas e organizadores
  • DENISE E MIRIAM = Artesanato Brasileiro
  • AA &B = Bijuterias
  • TG CONFORT CALÇADOS TELMA = Calçados femininos em couro – lina confort
  • CHRIS ARTEIRA = Artesanato em cartonagem
  • ORCHIÉE AROMAS E VELAS = saboaria (sabonetes artesanais e essências)
  • ANA MARIA PERRUCCIO = Cerâmicas pintadas, peças pintadas, decoupagem
  • DORA CHAPCHAP BROSSI = Cerâmica decorativa, utilitárias e bijuterias
  • NEIDE ALONSO = Xales, pashiminas, lenços e casacos
  • LEONICE BRUNO = Bolsas e nécessaries em tecido
  • SANTO FORMAGIO = queijos artesanais
  • PROJETO BUNEKAS = Bonequinhas em tecidos, canecas, marcadores
  • APOIE = Artigos em papelaria em geral, bijuterias, tear
  • LANCHONETE = saladinhas, sanduiches simples, bolos e doces, feitos pela equipe e voluntários da Alternativa.

21º Bazar de Dia das Mães em Benefício de A Alternativa
Sexta e sábado, 09 e 10 de maio, das 10h às 19h
Rua Joaquim Nabuco, 513 – Brooklin
Pagamentos preferencialmente em cartãos de crédito, débito ou pix.
Entrada gratuita

Para conhecer mais e saber como ajudar a Alternativa o ano todo, acesse: alternativa.org.br.
Leia também o artigo Deficiência Intelectual, dificuldades e caminhos, republicado em nosso site.