O Futuro das Cidades será debatido em evento no MIS

imagem de catador de reciclaveis com carrinho andando em viela aberta em baixo de viaduto
O Melhor Curta da 8ª edição, de 2022, They don’t need to know (Eles não precisam saber), de Yogi Tujuliarto, Jakarta, Indonesia, será exibido no sábado (divulgação).

Os vereadores Renata Falzoni (PSB), Nabil Bonduki (PT) e Marina Bragante (REDE), que formam a Frente Parlamentar de Direito à Cidade Sustentável, são os convidados de honra para o encerramento do evento de comemorações dos 10 anos da São Paulo São e do MegaCities ShortDocs.

A marca e plataforma multimídia São Paulo São, idealizada em 2015 por Mauricio Machado e o Festival MegaCities ShortDocs criado no mesmo ano durante a COP15 de Paris, realizam evento neste sábado, dia 17, no Museu da Imagem e do Som, MIS, para comemorar uma década de projetos de impacto. São dois aniversários para celebrar a cidadania, a sustentabilidade e a inovação, valores essenciais diante da atual crise climática mundial, pensando no Futuro das Cidades.

Serão exibidos os melhores curtas-metragens nacionais e internacionais da década no festival, voltados para causas sustentáveis e de impacto social (relação abaixo). São documentários de até quatro minutos, que apontam caminhos criativos e viáveis para melhorar a vida das pessoas em cidades com mais de um milhão de habitantes. A iniciativa procura inspirar, através do audiovisual, projetos sustentáveis e de impacto social. A seleção dos filmes, feita pelos jurados do MegaCities ShortDocs,   considera sua capacidade de ilustrar a complexidade dos desafios urbanos e a universalidade da crise climática.

Após a exibição em sequencia dos curtas selecionados, será promovido o debate Futuro das Cidades, com os vereadores da Frente Parlamentar de Direito à Cidade Sustentável. O trio Renata Falzoni, Nabil Bonduki e Marina Bragante, está sempre à frente dos debates fundamentais sobre a cidade e a cidadania, e isso mesmo desde antes de sua posse no último mês de janeiro, como todos acompanhamos no embate para paralisar a derrubada de árvores na Sena Madureira. Essa motivação pela cidade mais amiga segue em diferentes ações, tanto em questões urbanísticas, como de saúde e acesso.

O debate com o trio será uma oportunidade para o público conhecer essa atuação focada no Futuro das Cidades, especialmente na melhoria da vida das pessoas em São Paulo, à luz dos 17 ODS da ONU, dando exemplos para o país sobre como enfrentar os principais desafios urbanos. Esta mesa deve fazer um ‘arremate’ das questões apresentadas nos diversos curtas exibidos, fechando a comemoração dos 10 anos da São Paulo São e do Festival MegaCities ShortDocs.

São Paulo São e do Festival MegaCities ShortDocs

A marca e plataforma multimídia São Paulo São conecta cidadãos a suas cidades, estimulando um diálogo sobre soluções para um futuro urbano verde, acolhedor e inclusivo. Ao longo de 10 anos, a São Paulo São tem fortalecido as conexões cidadãs, atuando como um catalisador para a inovação e a participação ativa na construção de cidades mais humanas e resilientes.

O Festival MegaCities ShortDocs, nascido na COP15 de Paris por iniciativa da ONG Métropole du Grand Paris, foi gestado para destacar audiovisuais com iniciativas inspiradoras, focadas em reduzir as causas e os efeitos da crise climática e melhorar a vida das pessoas nas maiores cidades do mundo. Trata-se de um projeto que estimula e compartilha diferentes ideias – e ideais – para solucionar desafios econômicos, sociais e ambientais vividos em nossas metrópoles no século 21.

São Paulo São apresenta: Festival MegaCities ShortDocs.
Sábado, dia 17 de maio, a partir das 18h.
Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP).
Av. Europa, 158, Jardim Europa.
Programação:
18h – Abertura com saudação.
19h: Sessão de curtas.
20h: Painel de debates.
Retirada de ingressos uma hora antes do início da sessão.

São Paulo São apresenta: Festival MegaCities ShortDocs, 10 anos

Melhor Curta
Edição 3 – 2017

The Planter (O Plantador). Rafael Machado – São Paulo, Brasil.
Em São Paulo, um homem solitário planta milhares de árvores em uma área carente, persistindo apesar da destruição inicial até o apoio oficial. Sua ação inspira a recuperação do espaço urbano.

Melhor Curta
Edição 4 – 2018
Bidon Vil (Vila de recipientes). Nizar Saleh, École des Beaux Arts – Kinshasa, Con​go​.
No Congo, um artista transforma o lixo plástico da cidade em brinquedos, usando a arte para educar sobre reciclagem e democratizar o acesso à cultura.

Melhor Curta
Edição 5 – 2019

Under the Bridge (Debaixo da ponte). Felipe Moraes  – São Paulo, Brasil.
Em São Paulo, um ex-pugilista oferece boxe e valiosas lições de vida para moradores de rua marginalizados sob um viaduto no centro da cidade.

Melhor Curta
Edição 7 – 2021

Je suis là​ (Eu sou assim). Clarisse Girardet, Ugo Dirrig, Michel Roullier, Mathis Faudrit, Mathieu Delvalet – Paris, França.
Em Paris, o filme revela a precária existência de um entregador imigrante, explorado por algoritmos e vivendo com medo constante pela sua situação irregular.

Melhor Curta
Edição 8 – 2022

They don’t need to know (Eles não precisam saber). Yogi Tujuliarto – Jakarta, Indonesia.
Em Jacarta, acompanhamos um catador de recicláveis à margem do rio mais poluído do mundo, dando visibilidade a figuras invisíveis das metrópoles.

Melhor Curta
Edição 9 – 2023 / 24

The Atlantis Mussels (Os Mexilhões Atlantis). Rachmat Kurniawan Idrus e Azyd Aqsha Madami – Jakarta, Indonésia.
Em Jacarta, uma comunidade costeira usa conchas e entulho para elevar suas casas contra a subsidência e as ameaças das mudanças climáticas.

Melhor Curta Sao Paulo Sao
Edição 8 – 2022

Progresso de Quem? Izadora Andrade – São Paulo, Brasil.
Em São Paulo, o curta destaca o trabalho essencial e muitas vezes não reconhecido dos catadores de recicláveis e a atuação do projeto Pimp My Carroça.

Melhor Curta São Paulo São
Edição 9 – 2023/24

Lavando Almas. Rafael Machado dos Santos e Luis Guilherme Chagas – São Paulo, Brasil.​​​​​​
Em São Paulo, o filme emociona ao mostrar a solidariedade e a conexão comunitária através do projeto Banho Solidário Sampa, que oferece dignidade aos moradores de rua.

Melhor Curta Iniciativa Urbana
Edição 9 – 2023/24

Lixo no Lixo
Haroldo Cesar de Castro Silva e Yara Leitão – Rio de Janeiro, Brasil.
No Rio de Janeiro, um músico usa sua arte e criatividade para educar sua comunidade sobre o descarte correto de lixo, transformando hábitos e o ambiente.

Proximidade Feliz / Cidade de 15 Minutos
Edição 9 – 2023 / 24

Morro do Fubá, Dandara Pires e Jonathan Roditi (ONG La Colline Du Mais). Rio de Janeiro , Brasil.
No Rio de Janeiro, crianças se unem para revitalizar e ocupar um espaço público em uma área dominada pela milícia, mostrando a importância de áreas verdes para o bem-estar.

Oferecimento: Apex Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Evolve.
Apoio: Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, TV Cultura e Heineken.
Apoio de mídia: Revista Piauí, Trip e Meio & Mensagem.
Mídia oficial: CicloVivo.