Semana do Sono, de 11 a 17 de março

imagem de pessoa, aparentemente mulher, dormindo de lado, em uma cama com lençóis brancos.
foto: Ketut Subiyanto/Pexels

Estudo realizado pelo Instituto do Sono revela que quase a metade da população brasileira sofre com alterações no sono.

Celebrando o Dia Mundial do Sono, o Instituto do Sono irá promover uma série de palestras gratuitas em formato híbrido a respeito de aspectos que podem ter influência na qualidade do sono das pessoas, desde a adolescencia até a vida adulta. A chamada ‘Semana do Sono‘ terá ainda publicações diárias sobre o tema nas redes sociais. Como grande parte da população sabe, dormir bem tem relação direta com humor e saúde!

Mesmo sem uma comparação com números mundiais, os percentuais revelados em estudo desenvolvindo pelo Instituto do Sono no Brasil são bastante preocupantes. Quase metade da popução de São Paulo, 45%, tem queixa de insônia ou tem dificuldades para dormir. A chamada insônia crônica é vivenciada por 15% dos entrevistados e cerca de 5% da população faz uso de medicamentos para dormir.

O Estudo Epidemiológico do Sono (EPISONO) é realizado periodicamente e investiga a prevalência dos distúrbios de sono no mundo. Em São Paulo, ele é conduzido, desde 1986, pelo Instituto do Sono, ligado à AFIP (Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa). Os resultados apoiam a realização de pesquisas e discussões entre os especialistas do Instituto do Sono.

Entre os dias 11 e 15 de março, de segunda à sexta, será realizada a chamada Semana do Sono, ação que tem objetivo de difundir conhecimento sobre o assunto. Além de palestras conduzidas por especialistas pesquisadores, o Instituto do Sono também irá produzir e postar em suas redes sociais até o domingo, 17, diversos conteúdos sobre o tema.

Programação
Segunda(11), das 18h às 19h
      "Como anda o sono dos adolescentes", com Gustavo Moreira, pediatra
Terça (12), das 18h às 19h
      "Sono x menopausa: podemos dormir bem nesta fase?", com Helena Hachul, ginecologista 
Quarta (13), das 18h às 19h
      "Sono ruim e ganho de peso: qual a relação?", com Erika Treptow, pneumologista
Quinta (14), das 18h às 19h
      "Novas tecnologias para avaliar o sono", com Gabriel Pires, pesquisador
Sexta (15), das 18h às 19h
      "Como melhorar minha saúde por meio de sono adequado", com Vânia D'Almeida, pesquisadora

Para assistir presencialmente as palestras que acontecem na sede do Instituto do Sono, na Vila Clementino, é preciso preencher um formulário (link) e as vagas são limitadas. Que preferir assistir pela internet (ou não encontrar vagas), pode acessar diretamente o canal de Youtube do Instituto (link).

Instituto do SonoRua Marselhesa, 500 – 7 º andar – Vila Clementino