Nesta sexta e sábado: Bazar de Dia das Mães da Alternativa

mesa dos artesãos da alterntiva no bazar com várias peças em madeira
Mesa com produtos feitos pelos artesãos da Alternativa, em um dos bazares passados.

Evento em benefício da ONG que completa 40 anos em setembro acontece tradicionalmente na véspera e antevéspera do domingo das mães, na sede da instituição, no Brooklin, das 10h às 19h

Evento que é fundamental para a manutenção da ONG A Alternativa, o bazar de Dia das Mães chega a sua vigésima edição presencial nesta sexta (10) e sábado (11). São diversos expositores selecionados por uma curadoria muito cuidadosa, vendendo produtos especiais e sempre diferentes um do outro. Um dos grandes diferenciais desse bazar, é a não-competição entre as mesas, o que torna o ambiente super agradável e faz de um bazar pequeno uma excelente opção para compras!

A Alternativa foi fundada em 1984, por um grupo de profissionais e pais de jovens com deficiencia intelectual, que estudavam no Centro Ocupacional Avanhandava. Desde sua fundação, o trabalho na Alternativa privilegia o indivíduo, com respeito às limitações de cada um e incentivo ao desenvolvimento de suas potencialidades que são particulares. O olhar atento de uma equipe de profissionais capacitados torna a insitutição um local de trabalho seguro para este público, no sentido entender as necessidades e orientar.

Hoje a Alternativa trabalha com dezenas de jovens, adultos e idosos com deficiência intelectual, que produzem peças de artesanato de alta qualidade e, atraves desse trabalho, atingem o objetivo: a elevação da autoestima por se inserirem de forma signicativa em seu círculo social. Com praticamente 40 anos de história, a ONG depende quase totalmente de ajuda externa para se manter. Eventos como o Bazar de Dia das Mães se tornam fundamentais para garantir a continuidade do trabalho.

A produção dos artesãos é livre do que se chama de ‘linha de produção’. Não há movimentos repetitivos e automatizados. Cada artesão – pessoa com deficiencia atendida na Alternativa – dá sua contribuição na manufatura dos produtos. Todas as peças produzidas são feitas pelo grupo. Os trabalhos ao longo do dia são variados, com a execução de atividades diferentes em cada um dos 4 períodos: dois ‘turnos’ de manhã, com intervalo de lanche, e dois à tarde, com mais um intervalo.

Bazar de Dia das Mães

A data tradicional para o Bazar de Dia das Mães na Alternativa é a véspera da data comemorativa. São sempre dois dias: sexta e sábado, nos períodos da manhã, tarde e comecinho da noite (veja abaixo). O evento acontece na sede da ONG e reune expositores selecionados com bastante cuidado. São pequenos empreendedores participam do bazar e revertem parte do valor de suas vendas para a manutenção da entidade. Ao longo destes 20 anos de bazares, alguns expositores ‘batem cartão’ por alí e fazem questão de estar sempre presentes. Há também um renovação a cada edição.

Os artesãos da Alternativa, claro, também participam do Bazar. Há sempre um grande espaço com as peças feitas nas oficinas da ONG e a presença deles, que tem orgulho em contar como cada uma é produzida. São mesinhas, cachepots, suportes para pratos quentes, panos de prato decorados, bancos e muito mais.

Entre os expositores ‘convidados’ que participam do bazar, há um destaque para o Mauro Guiral que participa dos bazares (de Dia das Mães e Natal) desde sua primeira edição! Ele faz trabalhos em vidro muito variados, com peças que vão de travessas, bandejas e caixinhas, a pingentes de colar, sempre com novidades. Outra expositora que há anos faz questão de estar nos bazares é a Zaíra. Ela produz bolsas, sacolas, carteiras e organizadores em tecido, que fazem muito sucesso, por serem lindos e muito bem feitos. A cada nova edição do bazar das mães, a designer apresenta novidades em seu portfólio.

Também já conhecidas – e esperadas pelo público dos bazares, as irmãs Miriam e Denise participam dos eventos vendendo lindas peças de artesanato regional, garimpadas em pequenas cidades brasileiras, na mesa chamada ‘Artesanato Mineiro‘. Também há muitos anos, a Mazé Cândido participa dos bazares da Alternativa, vendendo vestidinhos muito charmosos, para crianças pequenas. A ceramista Rita Tucci também está sempre nos bazares da ONG, com peças variadas em cerâmica, de decoração e utilitários.

O designer de joias Carlos Yamassaki é mais um dos expositores que há várias edições faz questão de prestigiar o Bazar das Mães da Alternativa. Ele trabalha com prata e pedras e produz peças lindíssimas e exclusivas. Quem gosta de chocolates, trufas e biscoitos amantegados vai adorar conhecer (ou rever) a Yvani Kumeda, com estes doces feitos artesanalmente, que são deliciosos.

Vários outros expositores também participam do bazar! Todos eles doam um percentual de suas vendas para a manutenção da ONG. O caixa é único e aceita todos os cartões de crédito e débito, além de Pix e dinheiro. Os bazares da Alternativa são eventos inclusivos e acolhedores. Vale a pena não apenas para compras, mas também para conhecer o trabalho desenvolvido pela ONG e até fazer um lanchinho. A lanchonte também trabalha de forma artesanal, por voluntárias e pessoas da equipe da instituição.

20º Bazar de Dia das Mães
Sexta e sábado, 10 e 11 de maio, das 10h às 19h
Rua Joaquim Nabuco, 513 – Brooklin
entrada franca